O leitor que acompanha diariamente este blog deve ter notado que sumiram as noticias de Passos, a bela cidade banhada pelo Rio Grande, no sudoeste de Minas, a 200 quilômetros de Pouso Alegre…
Teria este blogueiro perdido o contato com as noticias de Passos? Teria talvez, sido processado pelos moradores por divulgar tantos crimes violentos da cidade do ‘palhaço’ Seltom Melo? Não!
Nada disso! È que a criminalidade do município que chegou a ser mais violento do que a Colômbia em 2011, levantou bandeira branca. O ultimo homicídio ocorrido na cidade fora no dia 18 de janeiro, há 65 dias. Mais não foi bondade dos criminosos, não! Foi medo das garras da lei…
Desde que a criminalidade descambou no primeiro semestre de 2011, chegando a 15 assassinatos no dia 15 de maio, as autoridades ligaram o sinal vermelho. Policia, Ministério Publico, Executivo, Legislativo, Conselho Tutelar, representantes do governo do estado enfim, o Conselho de Segurança Publica do município arregaçou as mangas para combater o crime.
O reflexo somente foi sentido no final do ano passado, quando uma força tarefa das policiais civil e militar cumpriu mais de 40 mandados de busca e apreensão e prendeu 36 meliantes. O numero de homicídios que em 2011 havia chegado a 46, caiu para 31 em 2012 e até ontem tínhamos apenas dois homicídios neste ano impar. Caiu consideravelmente também o numero de furtos & roubos e trafico do drogas na cidade.
Mas a trégua chegou afim!
Depois de 65 dias sem assassinatos, dona morte voltou a brandir seu afiado alfanje e ceifar vidas em Passos. De um só golpe levou dois passenses nesta segunda, 25.
Às onze da manhã um meliante entrou em um mercadinho do bairro Nossa S. de Lourdes e disparou três vezes contra o dono do estabelecimento Alessandro de Oliveira Costa, de 30 anos, matando-o instantaneamente. O crime foi presenciado pelo filho da vitima e filmado pelas câmeras de segurança do local. O assassino conseguiu dobrar a serra do cajuru, mas já foi identificado. A batata está assando p’ra ele. Momento em que o bandido atira contra o comerciante na frente do filho dele em Passos: Foto Reprodução EPTV
Uma hora mais tarde dois motoqueiros engarupados tentaram assaltar um sargento aposentado da PM, que seguia à pé para o banco levando um malote de dinheiro de uma empresa. O policial reagiu, houve troca de tiros e um dos assaltantes tombou com um tiro no peito. Morreu a caminho do hospital na ambulância dos Bombeiros.
O assaltante morto é o meliante Sérgio Luiz Costa Xavier de Sá, de 25 anos, com várias passagens pela polícia por furto, roubo, tráfico de drogas e estava com um mandado de prisão em aberto. A pericia ainda não esclareceu de qual arma partiu o projétil que atingiu o assaltante, já que o comparsa do morto havia se refugiado numa padaria e também atirou na direção do sargento aposentado e conseguiu fugir.
Dos quatro homicídios este ano na bela Passos, dois foram cometidos por policiais em legitima defesa. O anterior ocorrera no dia 11 de janeiro. Willian Silva Jerônimo, 21, morador do bairro Cohab V entrou em um estabelecimento de utilidades e aproveitando que a dona do local E. I. F. O. estava sozinha, sacou um revólver calibre 22 e anunciou o assalto. Neste momento a comerciante – esposa de um policial militar aposentado – acionou um dispositivo de segurança que acionou o alarme no comércio do marido, localizado do outro lado da rua. Ele surpreendeu o ladrão. Houve luta e o revolver do bandido disparou acertando sua cabeça.
– Ele não esperava pela minha reação. Quando cheguei virei o braço dele e a arma disparou contra seu rosto. Mesmo assim ele não largou a arma e lutamos por alguns instantes tendo a arma disparado outras vezes, não sei quantas e nem se ele foi novamente atingido” – contou o policial aposentado ao delegado na ocasião.
Mesmo ferido na cabeça o assaltante conseguiu fugir, correu algumas braças, caiu e morreu ao lado de uma carreta, com parte do dinheiro roubado na mão.
Apesar do duplo homicídio para um só dia, se mantiver esta media, Passos não deverá ultrapassar muito o numero de 2010. Naquele ano 15 passenses foram bater mais cedo às portas de São Pedro em busca de hospedagem eterna!