No inicio do mês a SEDS divulgou dados estatísticos criminais do Estado. Na ocasião comentei que os dados não são fidedignos, pois nas duas cidades que acompanhei passo a passo a evolução dos homicídios, há divergências. Em Passos, a Seds anunciou 37 homicídios; foram 46. Em Pouso Alegre a Secretaria acusou 7 mortes ‘matadas’. Eu publiquei nesta coluna, dez homicídios. Três ocorreram no mesmo dia do mês; 19 de março, de agosto e de dezembro. O mês mais violento foi fevereiro; 3 mortes. Ao contrario de Passos onde 42 dos 46 estão relacionados ao trafico, em Pouso Alegre apenas dois assassinatos foram motivados por drogas.
O mais violento foi o caso do servente Quiterio de Lima, que jogou o filho de dois meses ao chão duas vezes até silenciá-lo.
Conforme prometido em matéria anterior, eis os dez casos do ano passado, media inferior aos anos anteriores;
1º – Dia 03 de janeiro – João Batista Zorzetto enfiou a ponta do guarda chuva no olho do mecânico Jose Donizette Amantino no bairro Jardim Satélite, penetrando até o cérebro. Ele entrou em coma no ato e morreu duas semanas depois. Motivo; divida
2º -Dia 05 de fevereiro – Quiterio de Lima jogou o filhinho Jhonatham Ryan de 2 meses ao chão, no bairro Jatobá. Ele parou de respirar no dia seguinte. Motivo; Esquisofrenia…!?!?
3º – Dia 08 de fevereiro – Diego da Silva Pessanha, o Grão, matou o colega de rancho e de trabalho João batista Murano, o Porquinho, no bairro Olaria, próximo ao Cidade Jardim, com pedradas na cabeça. Motivo; Fútil.
4º – Dia 20 de fevereiro – Paraplégico Bruno Leandro Pontes Brasil, matou a ex-mulher Letícia Aparecida Pereira com seis tiros, tentou matar o novo namorado dela e depois suicidou dentro do carro em movimento, com 3 tiros na cabeça, no bairro Maçaranduba. Motivo Passional.
5º – Dia 19 de março – Anderson Lopes do Prado e Jeferson Rodrigues Marçal Carreiro, engarupados em uma moto, mataram o agricultor de Estiva, Marcelo Andrade de Castro, no momnto em que ele comprava um carro de Jose Conceição Macedo, no Chapadão e levaram os R$ 12 mil reais. Motivo; Latrocínio.
6º – Dia 26 de março – Marco Aurélio Nunes de Oliveira, peão de obra da construção do Fórum, matou o colega de trabalho Francisco Guido dos Santos, que defendeu sua namorada de sua agressões. Motivo; Fútil ou passional.
7º -Dia 15 de maio – Claudinei Souza de Paula matou a tiros o desafeto Marcelo de Souza Puchetti, de madrugada no São João. Motivo. Acerto de contas de drogas.
8º – Dia 19 de agosto – Durante show da cantora Ivete Sangalo no Manduzão, o cearense Antonio Eldo, morador de São Miguel Paulista, matou o vigilante Divanilton Resende de Souza com golpes de canivete no pescoço. Motivo; o cearense teria derramado cerveja acidentalmente na esposa do vigilante, gerando o atrito verbal.
9º – Dia 19 de dezembro – O andarilho Ronan Donizetti Tomaz matou o transexual Francisco Claret dos Santos, o Chico Mara, no bairro Santa Edwiges, com pedradas na cabeça. Motivo; Chico Mara teria insistido em… ficar com ele!
10º – Dia 30 de dezembro – Ronan “Gordinho” Candido da Silva matou a tiros o ‘concorrente’ João “Balaio” Rafael Maximiano, no Cidade Jardim. Motivo; Balaio não se sujeitava ao ‘comando’ de Gordinho no trafico de drogas.
* Leia a historia do servente que matou o filho de dois meses, “a mando do capeta”, jogando-o ao chão duas vezes, no inicio do ano passado, no Morumbi.