O sinistro aconteceu ao pé da madrugada deste domingo defronte a casa de shows “Consulado Music” na avenida Jose Agripino Rios, no Jardim Olímpico. O adolescente de 16 anos conversava com a amiga Carmem Lucia Ribeiro Araujo, 15 anos, a um metro da calçada, quando foram atingidos pelo VW Passat conduzido por Fabiano Fernando Francisco, mamado e sem habilitação. O jovenzinho Wallison Rodrigues Inácio, conhecido por Gigante ou Ciposinho, chegou sem vida ao PS. Carmem está internada na UTI do hospital Regional Samuel Libanio em estado grave.
Esta é mais uma daquelas cenas que vemos todo fim de semana – e as vezes no começo e meio nos ‘happy hour’ – nos “point’s” jovem da cidade. Barzinhos, danceterias, casas de shows ou algo que o valha, abarrotados de gente dentro e fora do recinto… no passeio, na beira da rua, no meio da rua, impossibilitando a passagem de pessoas e dificultando o transito de veículos. Latinha ou copo na mão, petiscando, chavecando ou simplesmente jogando conversa fora. É bonito, é gostoso, é “pra frente”, é jovial, é cheio de vida, mas… atrapalha quem quer passar e principalmente arriscado, muito arriscado ficar bebericando distraído no passeio ou na rua. A qualquer momento pode aparecer um doido estressado, uma vitima de bulling qualquer e … tudo vira tristeza e dor.
O curioso é que o estressado da vez veio do interior do próprio bar. Fabiano Fernando, nascido em maio de 81, amasiado, pai de um baby de dois anos, há três trabalhando na Guarda Municipal de Pouso Alegre, estava lá com a companheira Grace Kelly Gomes. Segundo relato de testemunhas eles tiveram uma pequena discussão. Fabiano queria ir para casa. Grace queria esticar a noite. Ele teria dito à amasia em meio ao trololó:
– Duvida que hoje eu ‘arranco’ a cabeça de uns dois…?
Grace não duvidou, mas ele quase cumpriu a ameaça.
– Ele disse que ia ao banheiro e falou ‘para mim’ ficar guardando a mesa. Minutos depois chegou um policial e falou que havia prendido meu marido, porque ele havia atropelado duas pessoas na porta da danceteria… – disse Grace à Policia.
Enquanto algumas pessoas tentavam socorrer o casal de adolescentes, outras acionaram a policia e um terceiro seguiu o tresloucado motorista com sua moto. Fabiano foi abordado a um quilometro do local do sinistro, no bairro Costa. Prende-lo deu trabalho aos homens da lei. Foi necessário rolar com ele na poeira e amarrá-lo com uma corda, tamanha era sua agitação.
Ao piano do delegado de plantão o guarda disse que bebera apenas duas doses de whisky e duas de vodka e a ultima coisa que se lembra é de ter dito à esposa que queria ir embora e de quando já estava amarrado na delegacia. De ter pego o volante do seu velho Passat e passado por cima do inocente – e incauto – casal na frente do “Consulado”, ele deletou. E deletou também a vida do garoto Wallyson Ciposinho.
O jovem guarda que tem obrigação, entre outras funções, proteger a vida do cidadão, foi autuado e indiciado no artigo 121 por crime doloso, figura existente no Codigo Penal desde 1940 mas que tem sido muito citada ultimamente por causa das infrações ao Codigo de Transito Brasileiro… com a agravante do estado de embriaguez. Neste caso vai à Júri Popular. Dificilmente pegará menos de 9 anos de cadeia.
Falando em barzinhos e similares que fazem da calçada e muitras vezes da propria rua extensão do seu comercio, sugiro um “ajustamento de conduta” entre Ministerio Publico, Acipa, Departamento Municipal de Transito e Policia Militar para disciplinar tais habitos, visando proteger o bem maior… a vida do cidadão que a cada dia busca mais estes locais tão agradáveis. As medidas não trarão o jovem Wallyson de volta, mas pode evitar que outros vão visitá-lo...