Atividade física: fazer ou não fazer… eis a questão!

Todos nós escutamos que atividade física faz bem para a saúde, mas realmente sabemos o quanto faz bem e como a prática de exercícios físicos pode nos ajudar? Ou será que existem contraindicações para a prática destas atividades para certas pessoas? Afinal, exercício físico alivia a dor crônica ou piora a dor?

Muitos pacientes vão ao consultório com estas questões sobre a prática de atividades físicas, e é para acabar de vez com esta celeuma que vamos destrinchar estas questões:

Atividade física faz bem para a saúde?

A resposta é SIM, faz muito bem para a saude física e mental. Quando nos exercitamos liberamos endorfinas, que são hormônios naturais produzidos em resposta à atividade física, visando relaxar e dar prazer, despertando uma sensação de euforia e bem-estar.

Todas as pessoas podem praticar atividades físicas?

Há tempos atráz, acreditava-se que praticar esportes era coisa de crianças e adolescentes. Homens e mulheres logo que se casavam abandonavam suas atividades esportivas. Pessoas mais velhas, então, nem pensar.

Os médicos recomendavam que os idosos evitassem esforços físicos e fizessem repouso. Essa recomendação foi extinta, e  descobriu-se que a atividade física faz bem para a saúde desde o nascimento até o fim da vida.

Existem apenas recomendações especiais para alguns pacientes que são portadores de certas patologias. Na dúvida, sempre consulte seu médico.

Exercício físico alivia a dor ou a piora?

Estudos recentes apontam que a endorfina, liberada pelo exercício físico,  pode ter tanto um efeito sobre áreas cerebrais responsáveis pela modulação da dor, do humor, depressão, ansiedade como pela inibição do sistema responsável pela modulação de diversos órgãos como coração, intestino etc… Elas podem também regular a liberação de outros hormônios. Elas tem um efeito analgésico, portanto, aliviam a dor.

Mas respeite sempre seu ritmo, e a recomendação de seu médico ou educador físico.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *