Cazinha de morar se escreve com ‘s’…

       Casinha – substantivo comum –  de qualquer tipo, tamanho ou modelo, podem ser construidas de tijolos, pedras, madeira roliça ou serrada, de folhas de zinco, de latas de banha ou de tintas, de vidro, de bambu – Tonico & Tinoco e Os Tres Porquinhos construiram de palha – ou até mesmo de papelão. Mas para não fazer papelão diante dos leitores, só podem ser escritas com ‘s’… Apesar de casa pequena, via de regra, ser uma habitação humilde, ainda assim deve ser grafada com a grandeza do ‘S’. A menos que ‘cazinha’ seja – susbtantivo proprio – o nome de uma pessoa…. Pois foi exatamente isso que aconteceu na materia “ A Historia de Valeria…”.

      Quando Edvaldo Jaime Ferreira surgiu na Escolinha de Futebol do Carpinetti em Pouso Alegre, nos anos 80, balançando implacavelmente  as redes da Escolinha do Hailton Custodio, lembrava a impetuosidade do grande Casagrande, do Timão. Mas como ele era pequenininho, ganhou o apelido de “Cazinha”. A intimidade do garoto, nascido em 12-12-70 no Distrito do Pantano dos Rosas, com a bola, levou-o aos quatros cantos do Brasil e o nome Cazinha, com ‘z’ tornou para sempre intimo da midia.

       Ao contar a historia de insucessos da pequena Valeria, com o pensamento voltado para o atleta Cazinha… acabei misturando os passageiros, quero dizer, os moradores naquela ‘cazinha’ mal assombrada do norte do Paraná. Embora ‘milhares’ de internautas tenham lido a triste historia, parece que ninguem notou o ‘escorregão’ do portugues, ou pelos menos ninguem comentou no blog…

      Agora que corrigido está, lembre-se: Cazinha é meu amigo boleiro, socio do “Bar do Peixe” em Pouso Alegre, que ainda encanta a plateia quando veste a numero 9 e entra em campo. Casinha é um pequeno imovel habitado ou não por espiritos bons ou maus, que podem mudar o destino das pessoas, como aquela nos fundos do terreiro de macumba em Carlopolis, que mudou os destinos do casal João Batista e Vanderleia e seus 10 filhos, no Paraná.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *