O departamento de Esportes da Secretaria Municipal de Esportes de Pouso Alegre realizou na ultima terça feira (14) uma “mesa redonda”, buscando traçar metas para o Futebol de Salão da cidade.
A reunião aconteceu nas dependências da Praça de Esportes Prefeito Alvarim Vieira Rios – Rosão – e contou com a participação do diretor de esportes Jose Carlos “Espoleta” do Nascimento, da funcionaria Mariangela Padilha, do presidente do Conselho Municipal de Esportes, Professor Walter, técnicos esportivos, árbitros de futebol, atletas e mães de atletas.
Durante mais de duas horas os desportistas debateram valores e carências do segundo esporte mais praticado no país, o Futsal.
Ao final dos debates, os participantes da mesa redonda apresentaram as sugestões para valorizar e incrementar a pratica do Futebol de Salão na cidade, das categorias de base ao masters.
Eis as sugestões apresentadas:
1. Criação de uma Liga de Futsal em Pouso Alegre, em todas as categorias, masculino e feminino;
2. Dividir dentro da Liga Campeonatos de 1ª e 2ª Divisão;
3. Incluir Campeonatos Masters
4. Liga Estudantil de Futsal, dividir as categorias em: 96, 97
98, 99, 2000 e 2001;
5. No TEMPA premiar todos os atletas em forma de Festival;
6. Promover cursos de Arbitragem de Futsal;
7. Reformas das Quadras dos Bairros e Projeto para cobertura das mesmas;
8. Disponibilizar horários nas quadras para os atletas da zona Rural e organizar torneios;
9. Aquisição de materiais esportivos (bolas, coletes, uniformes, etc…);
10. Transporte para os atletas dos Bairros treinarem na Praça de Esportes;
11. Escolinhas de Futsal nos Bairros com Professores/Estagiários da Secretaria de Esportes;
12. Atendimento de emergência nos eventos esportivos (ambulância, médico, enfermeira…);
13. Praça de Esportes ser transformada em um Centro de Excelência de Futsal (Seleções de Base em todas as categorias);
14. Incentivo aos atletas para treinamento: transporte, alimentação e assistência médica e social;
15. Valorização profissional: Cursos de Capacitação;
16. Criação de Torneios de Futsal para as indústrias;
17. Incentivar, patrocinando as Escolinhas de Futsal que existem nos Bairros e Escolas (dando bolas, redes, coletes, etc…);
18. Criar um projeto a longo prazo, planejado e discutido para todos que vivem o esporte amador, que possam unir a sociedade esportiva de PA;
19. Criar parcerias com as empresas da cidade através das leis existentes;
20. Disputar Campeonatos Mineiros de Futsal, valorizando os atletas locais;
21. Aproximar a relação com os treinadores de Futebol Campo, mostrando a importância do Futsal na carreira de um jogador de Futebol de Campo;
22. Incentivar a prática do Futsal Feminino com Escolinhas nos Bairros;
23. Calendário Anual dos Eventos Esportivos.
São excelentes idéias, que se colocadas em pratica, despertará o interesse e motivará velhos e novos atletas e desportistas amantes da bola pesada. A criança, o adolescente, o jovem precisa ocupar seu tempo com uma pratica esportiva. Faz bem e é necessário ao corpo e ao espírito. A cidade merece uma organização esportiva que a destaque no cenário regional.
Já vimos e já participamos de discussões e planos semelhantes… que infelizmente não foram adiante. Quiçá as sugestões não sejam fogo de palha de ano eleitoral, até porque, o fomento à pratica esportiva, a organização, o incentivo, a valorização, devem fazer parte das prioridades de toda administração municipal. É direito do cidadão, dever do Estado.
É alentador ver que o velho e experiente professor Walter, os abnegados professores Ricardinho e Vitor e outros que estão chegando ainda mantêm viva a chama de um esporte vigoroso e apaixonante na cidade. Bom também saber o vitorioso “Espoleta”, cujo talento aflorou no saudoso e brejeiro “Vasquinho” e ganhou o mundo, está de volta à terra para emprestar seu prestigio ao esporte.
Sucessos…