As notícias de que faltará gasolina nos postos da região assustou muitos internautas e está piorando a corrida pelo precioso líquido que move as engrenagens de nosso dia-a-dia.
Há quem pense até, que a falta da gasolina está relacionada aos boatos de que uma nova paralisação dos caminhoneiros parará o Brasil amanhã.
Mas será que em meio a tantas “Fake News” que se alastram na internet, a tal notícia é realmente verdadeira?
Segundo o plantão da Gerência de Imprensa e Comunicação Interna da Petrobrás, a notícia é, infelizmente, verdadeira. Mas não há motivo para alarde ou corridas desenfreadas aos postos de combustível. E tal falta não tem absolutamente nada a ver com qualquer “nova paralisação”.
Ocorre que a paralisação dos caminhoneiros atrasou a entrega de diversos insumos nas indústrias e até mesmo no comércio – carnes, ovos, legumes e verduras estavam sumindo das prateleiras dos supermercados – assim como o fornecimento de álcool anidro, componente essencial na composição da gasolina.
No Brasil, a partir de 16/03/2015, o teor de álcool anidro na gasolina comum e aditivada é de 27%, e o teor adicionado à gasolina premium é de 25%.
Logo, o fornecimento de gasolina está atrasado aguardando entrega de novos carregamentos do tal álcool anidro… e ele gradualmente já está chegando!
Assim, a notícia é VERDADEIRA, mas não há motivos para desesperos ou corridas aos postos, porque o abastecimento de gasolina será normalizado gradualmente, assim como todo o abastecimento que ficou parado nas estradas na última semana.