“A torre pendente de Pisa (em italiano Torre pendente di Pisa), ou simplesmente, Torre de Pisa, é um campanário (campanile ou campanário autônomo) da catedral da cidade italiana de Pisa. Está situada atrás da catedral, e é a terceira mais antiga estrutura na praça da Catedral de Pisa (Campo dei Miracoli), depois da catedral e do baptistério.
Embora destinada a ficar na vertical, a torre começou a inclinar-se para sudeste logo após o início da construção, em 1173, devido a uma fundação mal construída e a um solo de fundação mal compactado, que permitiu à fundação ficar com assentamentos diferenciais. A torre atualmente se inclina para o sudoeste.
A altura do solo ao topo da torre é de 55,86 metros no lado mais baixo e de 56,70 metros na parte mais alta. A espessura das paredes na base é de 4,09 metros e 2,48 metros no topo. Seu peso é estimado em 14 500 toneladas. A torre tem 296 ou 294 degraus: o sétimo andar da face norte das escadas tem dois degraus a menos. Antes do trabalho de restauração realizado entre 1990 e 2001 a torre estava inclinada com um ângulo de 5,5 graus,[1][2][3] estando agora a torre inclinada em cerca de 3,99 graus.[4] Isto significa que o topo da torre está a uma distância de 3,9 m de onde ele estaria se a torre estivesse perfeitamente na vertical.”
A magestosa e caríssima “Avenida Paulista” também tem sua “Torre de Pisa”… ou pelo menos um “predio de pisa”!
É bem mais moderno e não se destaca tanto em meio a tantos arranha-ceus, mas também tem o seu glamour.
Se o visitante olhar da esquina da Brigadeiro em diante, perceberá que o prédio espelhado já está bastante inclinado para a avenida em relação aos demais. E não é ilusão de ótica, não! Foi construído há menos de 20 anos e se continuar inclinando na mesma velocidade, estima-se que até 2031 deitará completamente sobre a bela avenida!
Será?