Mensalão
Deve começar – será que começa mesmo? – na primeira semana de agosto o julgamento dos envolvidos no Mensalão. “Nunca antes na historia deste país” houve uma maracutaia tão grande no governo…!
Jose Dirceu, o ministro chefe da Casa Civil, que foi à lona quando o escândalo eclodiu, é a principal figura do desgoverno-politico-financeiro-Lula a sentar-se no banco dos réus.
Marcos Valério, o carequinha – agora está cabeludo – operador do Mensalão, pode pegar até 43 anos de cana.
Lula e a cúpula do PT fizeram de tudo para evitar o julgamento ou adiá-lo para depois das eleiões de outubro deste ano. Aliás, para Lula, que em 2005 ficou com vergonha do povo brasileiro e pediu desculpas, o esquema vergonhoso nunca existiu. Tenta negá-lo até.
Mais; desde então, tenta caducar o processo e vem colocando no STF afilhados seus, como Dias Tofolli e Luiz Fux, para votarem contra a existência do mensalão.
Ricardo Lewandowski é um dos Ministros do STF que tentou por todos os meios protelar o julgamento, na tentativa de fazer os crimes prescreverem…
A ultima cartada nesse sentido foi tentada pelo ilustríssimo advogado Marcio Tomas Bastos, que já foi Ministro da Justiça do governo Lula, agora advogados dos bandidos, pedindo desmembramento do processo, alegando foro privilegiado de alguns dos envolvidos. Não colou.
Aires Brito, que se aposenta logo depois do julgamento do Mensalão, pode entrar para a historia por mandar figuras brilhantes – brilhantes?!?!?!? – da política brasileira para a cadeia. Ou não!?
Se os ex-caciques do PT forem condenados, poderá ser o fim das pretensões politicas do barbudo que ‘não sabia de nada’…
Aliás, Lula fabricou a presidente Dilma. Mas ela não está mais tomando-lhe a benção. Graças a Deus! Dilma está montando seu próprio time dentro do seu PT, que parece não ter nada a ver com o PT de Lula, que por sua vez, não tem a ver com o PT idealista e sonhador que o colocou na presidência da republica!
Se Lula tirou Dilma da cartola e a fez presidente, porque seu ‘pombo’ Fernando Hadad não consegue levantar vôo em São Paulo???
Em terras manduanas…
A corrida pelo palacio da Carijos já começou mas ainda não esquentou. Perugini, Eneas ou Douglas? Quem vai para o trono?
Perugini tem a maquina administrativa e dinheiro de Brasília na mão…
Eneas tem toda a oposição e a rejeição de Perugini a seu favor…
Tem também a preferência do governador mineiro, mas ele é munheca… Não abre o cofre para nada!
Douglas tem apenas a rejeição de ambos e o fato de ser cara nova, a seu favor!
Tem também a historia. Em 2004, os dois caciques Jair e Eneas viram um nome novo, Rafael Simões, com apoio do grande PFL se emparelhar a eles na preferencia do eleitorado. De repente, na reta final da milionária campanha, viram um humilde professor andando a pé, passando fome, comendo na casa de amigos, ultrapassando todo mundo. Diziam na época, que se tivesse mais uma semana de campanha ele teria ultrapassado Jair … Quem sabe a historia não se repete?
No Palácio do Mandu
A disputa pelas 15 cadeiras na Camara promete ser boa para os 260 candidatos! Dois dos atuais edis não disputam a reeleição.
Como acontece em toda eleição, há candidatos para todos os gostos. Tem gente boa, gente culta, gente inculta, gente jovem, gente madura…
Tem candidatos cujo único atributo político é o direito democrático de disputar a eleição. Mais nada. Tem também candidatos que a política de hoje não os merece!
Tem gente inscrita apenas para tirar licença do trabalho por 90 dias.
Tem gente iludida com a votação passada, com 11 eleitos, e agora, com 15 vagas, já se considera eleito pois acha que terá os mesmos votos!
Tem gente que já sentiu o conforto daquela cadeira, ficou alguns mandatos ausente e tenta voltar – Chinesinho, Tenente Geraldo, Celinho Xaxa…
Todos tem a seu favor uma grande rejeição da atual camara. Rejeição às vezes justa, às vezes injusta, pois a função do vereador é bem diferente daquela que a maioria dos eleitores pensa que é!
A mudança mais importante na regras para eleição, não aconteceu. O candidato se elegerá com os votos recebidos, de acordo com o cosciente eleitoral, ou seja; não basta ser o mais votado, é necessário que o partido ou coligação receba determinado numero de votos para ganhar a vaga – Uma aberração política!!!
Aliás, aberração muito maior é um candidato a vereador gastar R$ 100 mil reais para se eleger.
Ele precisará de quase dois anos de salários de vereador para tirar o custo da campanha! Ou será que o vereador recebe alguma vantagem indevida ou ilícita além do gordo salário!?!?!?
Curiosidade; O PTC tem tres candidatos a vereador na mesma família, pai, filha e esposa!!! Onde pretendem chegar, não sei…!!!
Temos muito que falar sobre política, daqui até Brasilia… mas antes preciso visitar meu amigo Zeca Juru. Ele sabe das coisas!!!
Até a próxima……..