Estatística criminal da SEDS diverge da realidade

Semana passada a Secretaria de Estado de Defesa Social publicou estatística sobre a criminalidade no Estado nos últimos dez anos. Segundo os dados, amplamente repetidos pela imprensa falada e escrita na região, a criminalidade em Pouso Alegre aumentou. Verdade! Mentira seria se dissessem que caiu. Afinal, a população aumentou, a circulação de riqueza aumentou, a proliferação do crack, que puxa quase todos os crimes para cima aumentou e embora as policias tenham intensificado o combate, o numero de policiais não aumentou na mesma proporção.

Os dados divulgados e comentados pela Seds, no entanto, são questionáveis. Baseado na divergência do numero de homicídios ocorridos na cidade de Passos e em Pouso Alegre, podemos colocar em duvida tal estatística.

Em Passos, a secretaria afirma que aconteceram 37 assassinatos. Acompanhamos a escalada criminosa, desde a audiência publica do dia 15 de maio, realizada com a finalidade de frear a escalada criminosa no município, pois já naquela ocasião o numero de pessoas ‘matadas’ ultrapassara o ano anterior. E desde setembro, com a criação deste Blog, mostramos um a um os homicídios até o numero final de 46 em dezembro.

Ouvi um comentarista explicar que os crimes de latrocínio não entram no ‘rank’ de crimes violentos, o que explicaria a divergência! Ué… Então matar para roubar não é mais crime violento??? Bem, ou a Seds está ‘por fora’ do seu mitier ou está maquiando dados!

Em Pouso Alegre aconteceram…. homicídios dolosos em 2011. O primeiro, em janeiro, foi macabro. O segundo, em fevereiro, foi cruel. Vou mostrar aqui no Blog, do primeiro, ‘começado’ no dia 03 de janeiro com um golpe de guarda chuva, ao ultimo, cometido no apagar das luzes do dia 30 de dezembro. Com detalhes vou contar apenas os dois mais violentos do inicio do ano… vou matar a cobra e mostrar o pau. Aguarde…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *