Aconteceu de novo. A brincadeira é velha mas nunca sai de moda e costuma fazer vitimas literalmente novas. A primeira vez que vi foi no filme – muito bom por sinal – O Franco Atirador com Robert De Niro e Christtofer Walken em l979. – Algum tempo depois de voltar da Guerra do Vietnan, De Niro fica sabendo que o amigo Walken não morrera como se pensava. Ele estava paranoico e ‘ganhando’ a vida num cassino numa aldeia vietnamita, apostando na Roleta Russa. Só que a arma era apontada para sua cabeça. No momento em que ele consegue finalmente encontrar o amigo, a unica bala do revolver também encontra e ele tomba morto –
Anos atras um colega interrogando um suspeito de assassinato numa cefezal no bairro Recanto das Margaridas, usou a brincadeira macabra da Roleta Russa para pressionar o meliante. No momento em que ia puxar o gatilho, um anjo disfarçado de passarinho esbarrou em seu braço desviando a trajetoria da bala… salvando os dois, o meliante e o policial.
Sete anos atras C.B.L. de 14 anos, não teve a mesma sorte. Ele e outros 4 garotinhos entre 13 e 15 anos, aproveitando a ausencia da mae resolveram brincar de Roleta Russa com o revolver de um deles. Na terceira tentativa suicida a bala de Bruno Lopes, de 15 anos, dono da arma, saiu a meio palmo da sua testa. A brincadeira sinistra acabou ali.
Bruno, irmão caçula de Tiziu, um dos mais espertos meliantes da cidade nos anos oitenta, assassinado no velho hotel da Silvestre Ferraz, pelos colegas de cela, orfão de pai assassinado pela propria mae que na ocasião pagava pelo crime no citado presidio, naturalmente ficou impune.
Na ultima quinta feira no bairro Portão na cidade de Lauro de Freitas, o garotinho M.E. de 15 anos teve o mesmo fim de C.B.L. O “Bruno dele” foi outro garoto da mesma idade. Na Roleta Russa baiana no entanto, embora tenha usado tal modus operandi, suspeita-se que o ‘franco atirador’ tenha puxado o gatilho, não por brincadeira mas para quitar uma rixa ‘passional’. Segundo depoimento de um dos garotos que participavam da roda sinistra, o matador teria perdido a namoradinha para o ‘amigo’ provocando uma rusga entre eles. Qualquer que seja o desfecho da investigação, o franco atirador conterraneo de Caetano ficará impune.