Após a despedida, Luquinha viajou nas lembranças…
– E o corpo dele, vai ficar onde? – quis saber Leonardo.
– O vovô não precisa mais desse corpo. Por isso, depois das homenagens das pessoas queridas, ele será colocado numa caixa e levado ao parque onde ficam todos os corpos das pessoas que viajaram. Ele vai ficar lá até virar pó. Esse é o ciclo da existência. Agora eu quero que vocês voltem ao que estavam fazendo e continuem brincando. Daqui a pouco, quando a mamãe chegar, nós todos vamos voltar para a cidade, preparar as homenagens para o vovô.
Ao ficar sozinho na varanda, Luquinha sentou-se na cadeira ao lado do corpo de Chico Luca… e viajou. Não a viagem metafórica ensinada aos filhos. Mas uma viagem ao passado. Uma viagem que, para ele, começou naquele exato lugar. A casa era diferente … mas era naquele exato lugar que seu pai se sentava no final do dia e início de noite. Eram dali as primeiras imagens que tinha do pai. Tanto tempo depois ele continuava o mesmo… sereno e feliz! Sorrindo maroto com as bochechas… Luquinha sorriu também, com as bochechas, tentando imitar o pai. Não conseguiu. Acabou abrindo a boca e riu baixinho. “Você não tem conserto, meu pai! Consegue me arrancar o riso até depois de morto!”, falou pra si mesmo. Levantou o chapéu de Chico Luca, olhou seu rosto, tocou, mexeu nas suas pernas, nos seus braços. Tinham esfriado um pouco mais e estavam começando enrijecer. Experiente policial, vira muitos corpos sem vida. Na busca de elucidar crimes, trocara informações com médicos legistas muitas vezes, e pôde concluir sem margem de erro: seu pai havia parado de respirar bem próximo de nove da manhã, menos de uma hora antes de sua chegada ao sítio. Um pássaro amarelo pousou na comunheira do paiol e falou:
– “bem te vi”!
Luquinha tornou a cobrir parcialmente o rosto de Chico Luca com o chapéu e continuou sentado ao seu lado, conversando com as lembranças. Eram tantas! Conversava serenamente, como dois amigos, como se o pai estivesse ali, apenas dormindo.
*** “Chico Luca & Mariana”… – livro ainda em revisão.