Bomba na delegacia de Pouso Alegre

Delegado chefe do Departamento de Policia Civil é preso pelo GAECO, acusado de integrar quadrilha que atuava no Triangulo Mineiro.

Estou em New Jersey desde a quarta-feira passada e devo descer para a Florida na quinta-feira onde ficarei mais uma semana… pois ninguém é de ferro!
Apesar da distancia, acesso diariamente minhas fontes em Pouso Alegre e região à procura de notícias policiais que valham a pena publicar. Não encontro. Em matéria de criminalidade Pouso Alegre é um marasmo só. É o dezembro mais pacifico dos últimos sete anos, desde que criei o blog. Não há homicídios – o ultimo aconteceu no dia 29 de outubro -, não há estupro, não há sequestro, não há roubo onde a res furtiva dê para comprar ao menos uma cesta de natal! Tem acontecido apenas pequenos furtos. O mais significativo deles foi o furto de uma aliança de casamento no bairro Cajuru – e nesse caso a culpa foi minha, afinal, segundo meus relatos, todo meliante que não é preso em flagrante, dobra a serra do cajuru! – Um vendedor de colchão em domicilio aproveitou que o anel dourado do cliente descansava solenemente sobre uma mesinha e o colocou na algibeira. Mas não foi longe. Quando passava defronte o quartel da PRE na MG 290 foi convidado a parar para um ‘cafezinho’. A aliança de ouro do sitiante estava em seu bolso… e virou pulseira de prata, para tirar o sono do vendedor de colchão!
Tamanha calmaria na criminalidade em Pouso Alegre, como sempre, anunciava uma tempestade. Acordei às cinco da manhã no aconchegante condomínio aberto, sem cercas ou muros, no distrito de Morganville, New Jersey, com a primeira mensagem bombástica: “o doutor André acaba de ser preso pelo Gaeco”! Não perdi o sono, pois esta notícia já era esperada.
André Vinicius Corazza é um dos 10 delegados presos na Operação Fênix do Gaeco. Um dos três no mais alto posto da policia civil no interior: chefia de departamento. Ironicamente ele assumiu tal cargo a exatamente uma semana, na vaga deixada pelo Dr. Cesar Augusto, que foi promovido a Chefe do Detran-MG. Até ser alçado interinamente à chefia do Departamento, Andre Corazza chefiava a 1ª Delegacia Regional de Pouso Alegre desde o início do ano.

Andre V.Corazza quando ainda trabalhava no Triangulo Mineiro


O crimes que levaram o jovem delegado Andre Corazza a receber as pulseiras de prata da lei, foram cometidos, em tese, no Triangulo Mineiro. Ele e quase uma centena de policiais civis de Uberlandia, Uberaba, Araguari, Patos de Minas, Patrocínio, Monte Alegre de Minas, Araxá e Belo Horizonte foram presos mediante Mandados de Prisão Preventiva expedidos pela Justiça de Minas Gerais. A “Operação Fenix” se estende também a Cascavel-PR e Cuiabá, no Mato Grosso.
A lista de crimes investigados pelos policiais do Gaeco nesta operação é extensa:
– Organização criminosa
– Associação criminosa
– Corrupção ativa
– Corrupção passiva
– Tráfico de drogas
– Estelionato
– Receptação qualificada (de roubo de carga)
– Falso testemunho
– Prevaricação
– Falsidade ideológica e
– Porte ilegal de arma de fogo
São 136 mandados de prisão preventiva expedidos. Dentro os ‘contemplados’ estão 11 delegados de polícia, 02 escrivães de polícia, 45 detetives e 07 advogados. Até o momento desta publicação mais de cinquenta policiais já haviam sido presos. Outros são considerados foragidos.
O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado – GAECO – órgão do Ministério Publico estadual, é composto por promotores de justiça e conta, em cada caso, com a participação de policiais civis, militares, policiais rodoviários federais e auditores fiscais do Estado.

Participaram da “Operação Fenix” 07 promotores de justiça, 03 auditores da Receita Estadual, 500 policiais militares e 150 policiais rodoviários federais em dois helicópteros e 150 viaturas.
A prisão preventiva do delegado de Pouso Alegre resulta de delações premiadas de outros policiais de Uberlândia, presos em 2015, nas operações “Ali-Babá”, “Zeus”, “Ouroboros”, “100 Anos de Perdão” e “Efésios”. Eis porque, já era esperada.
Tão logo foi preso ao pezinho desta manhã em Pouso Alegre, o delegado André Corazza foi levado pelo Delegado Corregedor de Pouso Alegre, Altair Machado, para a Casa do Policial Civil em Belo Horizonte, onde ficará à disposição da justiça. Contra o até então chefe interino do 17º DPC de Pouso Alegre pesam, segundo fontes não oficiais, 03 mandados de prisão preventiva.

Será que depois dessa, a policia civil tal qual a ave, renasce das cinzas?

0 thoughts on “Bomba na delegacia de Pouso Alegre

    • Boa tarde Fernando… Não tenho a lista completa dos presos. Saliento, no entanto, que o unico de Pouso Alegre preso nessa operação é o delegado André Corazza, e por crimes cometidos quando ainda estava em Araguari, no triangulo Mineiro.
      Abraços

  1. boa noite Airton chips voce esqueceu de mencionar que andre erasmo foram exonerados do cargo de policia civil por peculato dia 20 de dezembro e condenados andre a 6 e 4 e erasmo a 8 e 8 e noticia nao é

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *