Na poeira do ano velho…!

Na crescente criminalidade no ano passado, o que mais se destacou foram os furtos & roubos de celulares, os furtos ‘mixa’ à residências, e os homicídios. Em 2016 o “6º Mandamento” foi violado 26 vezes em Pouso Alegre!

É ano novo, promessas e expectativa de vida nova, mas a poeira do marcante ano que acabou, especialmente no que tange à criminalidade, ainda não assentou. Por isso, para a polícia e para os órgãos encarregados de combater e conter a criminalidade, evitando que tantos crimes se repitam, é necessário debruçar sobre os fatos passados.

Marilene Souza Costa 'jogou' o ex-amante nos braços do assassino Reginaldo Venâncio.

Marilene Souza Costa ‘jogou’ o ex-amante nos braços do assassino Reginaldo Venâncio.


Apesar de atípico, recorde de mortes violentas no município na década, 2016 começou bem… Passou o primeiro mês sem assassinatos! O primeiro do ano só aconteceu na noite ainda criança do dia 12 de fevereiro. O assassinato do motoboy Jose Marcos Saturnino da Silva, na estrada do bairro Ipiranga, arrastou 5 pessoas para a prisão; o sogro e o cunhado, mandates; o executor do crime; um que emprestou a moto para a fuga e o que resgatou o pistoleiro depois da emboscada. Foi o primeiro do ano a acontecer e um dos últimos a serem esclarecidos! O crime foi motivado por “partilha de bens”!
Reginaldo tramara e executaram o ex-amante.

Reginaldo tramara e executaram o ex-amante.


Ainda em fevereiro teríamos mais dois homicídios: Higor Johnatta das Chagas morreu no dia 14; e Helton Pereira de Oliveira, no dia 26 de fevereiro. O pivô de ambos os crimes foi a famigerada droga!
Em março também a polícia precisou investigar três assassinatos. Luiz Fernando Gabriel da Silva, o “Beleu”, foi morto no dia 18; Lucas de Alvarenga morreu no dia seguinte, e o xará Lucas Batista de Oliveira dois dias depois, no dia 21. Nos três casos também havia drogas e vingança!
Em abril foram quatro homicídios. No dia 15 Jose Fatima Coltes foi assassinado pela esposa Maria Luzia de Faria Pereira, no Pantáno. Eles vinham trocando farpas e espinhos há anos. Mauricio Lopes foi morto a golpes de faca no dia 24, no Algodão. Para a família o assassino é o ex-sogro… Por vingança! No mesmo dia Billy Johnnie Julio Leti morreu por causa de drogas no Aterrado. A droga levou Henderson Clayton Gonçalves Xavier à morte no dia 28, no Faisqueira.
Em maio foram três homicídios. Aldo Henrique Ferreira foi morto no dia 04. O assassino Rodrigo Marcelo de Oliveira Meireles disse que estava sendo chantageado por ele para não interromper o ‘romance’ entre eles! No mesmo dia 04, Wancler Julio Batista Filho ‘ouviu vozes’ dizendo para jogar sua filhinha Flavia Gabrielly no chão! Ele jogou… e o bebezinho morreu de traumatismo craniano! William Dameto foi morto a golpes de faca na manhãzinha do dia 09, no São João. O assassino Jorge Maicon Sales de Freitas foi preso meses depois em Caraguatatuba. A justificativa dada por ele para o crime não merece credito. Esse foi o segundo assassinato de Jorge Maicon, o “Thor”, 20 anos.
O assassinato frio, covarde e fútil de Thor, foi o 13º do ano em 4 meses. A partir daí tivemos um surpreendente hiato nos homicídios na cidade. Foram 75 dias sem crime capital.
“Pote tanto vai à fonte que um dia volta quebrado…”.
Antes de completar 18 anos Allysson Henrique dos Santos Gouveia já estava envolvido em várias tentativas de homicídios – ora como vitima ora como algoz. O ‘pote’ de Alissinho quebrou no dia 24 de julho no Aterrado. Vinganças e drogas foram o motivo.
O 15º e o 16º assassinatos do ano aconteceram no início da noite do dia 23 de agosto. E foi passional. Elias de Souza matou a ex-amante Helen Aparecida Nascimento e a mãe dela, Jurema de Fatima Oliveira… E se matou!
Numa briga entre amigos que estavam bebendo e usando drogas dentro de casa na madrugada do dia 05 de outubro no bairro N.S. Aparecida, Tiago Aparecido de Sousa foi morto a golpes de faca pelo colega de copo Moisés Batista Alves Junior. No dia 13 o borracheiro Antônio Fernandes de Araujo, o “Cabelo”, foi morto a tiros no bairro Cruz Alta. Também foi crime passional. O casal de amantes, Marilene Souza Costa e Reginaldo Pereira Venâncio, responsável pela sua morte, foi preso no final de novembro em Uberlândia.
O empresário José Carlos Balbino morreu no dia 19 de outubro. Ele foi encontrado com múltiplos traumatismos no crânio dentro do seu escritório, com a porta trancada por dentro, no bairro Faisqueira. A policia ainda não sabe o motivo da morte, não sabe quem matou, mas acredita em assassinato.
O 20º homicídio do ano em sequência semanal aconteceu no dia 28 de outubro. A vitima foi o usuário de drogas Jose Luvas da Silva, o “Cavadeira”.
Novembro foi o mês recordista de homicídios em Pouso Alegre, 05! Daniel Ferreira Silva foi morto a tiros no dia 05, no Aterrado. Lucas Ferreira “Patinho” da Cunha, também morreu baleado no Aterrado, no dia 08. Alexandre “Boi” Pires foi morto a facadas no bairro Belo Horizonte na madrugada do dia 13. Todos três tinham envolvimento com drogas. O mecânico de motos, Mauro de Paiva, foi executado a tiros no Aterrado, no Dia da Bandeira! O motivo da morte e o assassino serão apresentados brevemente pela polícia. Será uma surpresa! Mauro não tinha registros policiais.
Luiz Gustavo da Costa foi assassinado a tiros no dia 13 de dezembro. Ele estava morando no Chapadão, justamente para fugir das ‘juras’ de morte no Aterrado, onde tinha desafetos no mundo das drogas.
O último crime do ano foi certamente o mais covarde. ‘Começou’ no dia 04 de dezembro e ‘terminou’ no dia 18. A vitima foi assaltada dentro do seu quarto, espancada até sofrer traumatismo craniano e perder a consciência, e o dinheiro da aposentadoria que estava na sua carteira desapareceu. Antônio Fernandes de Oliveira tinha 90 anos! O suspeito é um bisneto de 16 anos, usuário de drogas, e seus ‘parças’!
O afogamento da cabeleireira Silvana Panegalli, encontrada no Rio Sapucaí no dia 14 de dezembro, embora misterioso, não foi computado como criminoso … ainda!
Até o momento, três da tarde do segundo dia de 2017, São Pedro não recebeu pedido de nenhum pousoalegrense… Que continue assim!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *