Apac comemora 13 anos com… Fuga de presos!

Dois fugiram no domingo… Outros três fugiram na terça feira, no dia em que a instituição comemorava 13 anos no município!

Sandro Henrique "Gu" Faria, cumpria pena por trafico..

Sandro Henrique “Gu” Faria, cumpria pena por trafico..

A instituição prisional modelo, criada pelo advogado Mario Otoboni em 1972 no Vale do Paraiba, e instalada em Pouso Alegre no mês de outubro de 2003, sofreu um baque na sua credibilidade esta semana. Justamente quando completa 13 anos de vida em terras manduanas. É que, segundo as estatísticas, 85% dos presos que cumprem pena na APAC, conseguem pagar seu debito social, se recuperar, e serem reinseridos na sociedade como homens de bens! Enquanto a média de recuperação no sistema prisional comum é inversa… Apenas 15 % por cento conseguem deixar o crime! Apesar disso, cinco dos seus recuperandos, que tiveram o privilégio de cumprir suas penas num presidio humanizado, ‘longe das chibatas’ da sociedade, preferiram negar o bom conceito do qual goza a instituição… Abusaram da confiança, da fragilidade dos grilhões, e fugiram! Bem, assinaram o atestado dos 15% por cento dos irrecuperáveis!

Juliano Geronimo "Biju" Monteiro, cumpria 8 anos e meio por trafico de porte de arma...

Juliano Geronimo “Biju” Monteiro, cumpria 8 anos e meio por trafico de porte de arma…


Dois fugiram no domingo; Juliano Brandão Oliveira, 33, e Anderson Ribeiro da Silva, 31, esperaram o silencio e a penumbra da noite, quando todos os gatos são pardos, para pularem o muro do regime semiaberto e dobrar a serra do cajuru. A fuga só foi percebida na manha de segunda, quando o entregador de pães comentou com um funcionário que havia encontrado Juliano e Anderson montados numa motocicleta, no centro de Pouso Alegre na noite anterior. Ao fazer a conferencia dos presos, constatou-se que estavam sobrando dois pães!
Sandro Henrique Faria, 26, Murilo Freitas da Silva, 22 e Juliano Jeronimo Monteiro, 31, esperaram a terça para fugir. E fugiram antes do crepúsculo. Depois de pularem o muro que serve apenas para prender homens, mas não prende bandidos, pegaram uma estrada vicinal do bairro dos Farias para chegar à cidade e retomar suas vidas no crime.
Murilo Freitas, o "Gatinho" de Bom Repouso 'pagava' pena por furtos e trafico...

Murilo Freitas, o “Gatinho” de Bom Repouso ‘pagava’ pena por furtos e trafico…


Uma pena! Na APAC, eles tinham celas individualizadas, cama, mesa, banho, trabalho remunerado e vida digna. Mas escolheram – de novo – o caminho do tortuoso do crime!

0 thoughts on “Apac comemora 13 anos com… Fuga de presos!

  1. Boa noite caro Airton Chips e leitores, gostaria de informar que os recuperandos Anderson Ribeiro e Juliano Brandão retornaram para a APAC e por vontade própria, no domingo e na segunda feira, respectivamente, não estão mais foragidos. Foram realizados todos os procedimentos internos para apurar os fatos acima citados e encaminhados ao juiz responsável pela VEC. Acredito que a a APAC tem mais a comemorar do que a fuga de recuperandos. São treze anos de trabalho árduos, de voluntários e funcionários que acreditaram e continuam a acreditar que é possível mudar o cenário sombrio que vive a cidade de Pouso Alegre, principalmente em um momento que a criminalidade em nossa cidade aumenta consideravelmente. Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *