Os “da Gata” voltaram a atacar!

Tal qual Fernando da Gata eles entram e saem sorrateiros das casas enquanto seus donos dormem!
fernando-da-gata.jpg
Em agosto de 1982, o jovem cearense conhecido pela alcunha de “Fernando da Gata”, fez uma pequena visita à Pouso Alegre. Não se sabe ao certo quantos dias ele ficou na cidade. Sabe-se que em quatro noites seguidas ele fez estragos… Materiais e psicológicos! Foram quatro roubos com direito a estupros e uma morte quando ele já estava a mais de 400 quilômetros de Pouso Alegre. Na sua volta, uma semana depois, quando cerca de 80 policiais esperavam para lhe dar as boas-vindas, o assaltante estuprador não chegou a entrar na cidade. Fez jus ao apelido de ‘gata’, – ou gato! – e se embrenhou no mato, para morrer com um único tiro de um policial nos arrabaldes de Santa Rita do Sapucaí dois dias depois. – “Os últimos dias de Fernando da Gata” está na pagina 91 do livro “Meninos que vi crescer”.
Com muito menos ousadia, menos terror e menos glamour, outro cidadão tentou reeditar a saga de Fernando da Gata em Camanducaia, no final de 2011. Eu estava lá naquela ocasião, acompanhei as investigações e ‘rebatizei’ o moço de “Anselmo da Gata”. Ele também tinha facilidade para entrar e sair de residências nas caladas da noite, enquanto seus donos se entregavam às caricias – merecidas – de Morfeu! Nalgumas, Anselmo da Gata ficava longo tempo nos telhados ou nas varandas esperando o dono da casa dormir diante da TV ligada, para entrar e surrupiar pequenos objetos de valor e até as próprias TVs. – “Anselmo da Gata ataca em Camanducaia”.
Os “da Gata” chegaram à Pouso Alegre. Estão muito longe – felizmente! – do sadismo do original cearense que só roubava joias e estuprava as mulheres na presença dos maridos! Estão muito longe da sorrateirisse e suspense do “da Gata de Camanducaia”, que abria e fechava portas e janelas sem danificá-las deixando para trás uma sensação de mistério!
Os “da Gata” de Pouso Alegre são mais do tipo ‘vira-latas’, que fazem barulhos e estragos por onde passam! Neste final de semana eles visitaram cinco residências nas caladas da noite!

* O advogado A.N.C., morador do Foch, acordou às três e meia da manhã de domingo com barulho dentro de casa… Ao levantar-se, deu de cara um sujeito usando uniforme de “mano”, dentro da sala! Assustado com sua presença, o “da Gata” passou sebo nas canelas e dobrou a serra do cajuru sem levar nada. Não levou mas deixou… Na fuga desesperada esqueceu para trás o pé-de-cabra que usara para arrombar a porta da sala!

* D.J.F.O. e a esposa, moradores do Santa Luzia, como a maioria dos cidadãos brasileiros, passaram a noite de domingo para segunda debaixo dos lençóis. De manhazinha, quando se levantaram para recomeçar o cotidiano… estavam incomunicáveis! Os três aparelhos celulares do casal haviam desaparecido! Ao investigar o sumiço dos celulares o casal constatou que a porta da casa estava aberta… Sem ter sido arrombada! E concluíram que enquanto dormiam, um “da Gata” usou uma chave micha para entrar na casa e roubar os celulares. O casal sentiu um pouco mais ainda de “medinho” ao constatar que o “da Gata” se esgueirou como um bichano por toda casa, inclusive pelo quarto onde dormiam, pois os aparelhinhos furtados também descansavam silenciosos sobre o criado mudo ao lado da cama!

* Já o jovem L.H.S. 31, morador do Saúde, deu ‘moleza para o malandro em prato fundo’! Ele perdeu a chave da porta da casa onde mora, por isso, enquanto não chama o chaveiro, ele costuma dormir com a porta apenas escorada por um sofá! No início da madrugada desta segunda ele acordou com o barulho do sofá sendo arrastado…! Quando levantou-se deu de cara com um sujeito magro, de bermuda e camiseta dentro do quarto da filha de 4 anos! Encorajado pela revolta, L.H. partiu pra cima do “da Gata” e o perseguiu até as proximidades da Faculdade de Direito tentando arrancar seu pelo, até que o perdeu de vista!

* A estória do cidadão A.A.O.F. e seus familiares foi ainda mais tensa! Eles acordaram no meio da madrugada de domingo com barulhos vindo da sala. Ao perceberam que havia um “da Gata” dentro de casa, A.A. se trancou com a família dentro do quarto e acionou a policia. Percebendo que havia ‘sujado’, o gatuno quebrou vários utensílios domésticos na cozinha e foi embora levando apenas uma cafeteira elétrica! Para entrar na casa do vendedor no Costa Rios, o “da Gata” forçou o braço do portão eletrônico e danificou o batente da porta da casa com um pé-de-cabra!

Pior do que estes quatro gatos pardos – de noite todos os gatos são pardos – fizeram os dois “da Gata” que entraram na casa do casal A.A. e EPB., no Jardim Califórnia, às cinco e meia da manhã de segunda! Lá, eles fizeram lembrar um pouquinho as visitas do original Fernando da Gata…! Amarraram, amordaçaram e trancaram os donos da casa no quarto sempre sob a mira de um trabuco e das ameaças de morte, até que foram embora levando R$6 mil e o carro da família cheio de res furtiva!

Contra a desonestidade e a ousadia dos gatunos da madrugada, não há muito o que fazer! A não ser contar com a ajuda dos seus inimigos naturais! Pois os cães não dormem de madrugada! Eles podem ao menos avisar o dono que o gatuno está tentando arrombar a porta!

0 thoughts on “Os “da Gata” voltaram a atacar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *