Os "Micheiros" estão de volta!

Depois de quase um ano de férias, eles voltaram a entrar nas casas e apartamentos sem serem convidados e … Sem romper obstáculos!

micha

Guarde bem este nome: “Micheiro”! Se você mora em apartamento de pequenos prédios, sem porteiro, nas imediações do centro ou mesmo na periferia da cidade; ou se você vai sair para viajar e deixar sua casa vários dias “por conta do Abreu… Se ninguém cuidar, nem eu”! é possível que você ainda vá conhecer um “micheiro”! Na verdade você não conhece-lo, não vai vê-lo, mas saberá que ele esteve visitando seu apartamento ou sua casa na sua ausência.
“Micheiro” vem de micha, quer dizer: chave falsa ou chave mestra! É uma dessas que ele vai usar para entrar na sua casa quando você não estiver lá! Quando chegar de viagem ou do trabalho, você nem vai perceber que teve visita! Mas quando você for pegar seu notebook, ou seu celular reserva, ou seu relógio que usa só para passear, ou então suas joias e não encontrá-las, você vai perceber que um ladrão entrou na sua casa.
Mas como?
A porta estava trancada quando você chegou!
As janelas também!
Não havia sinais de arrombamento!
Como foi que o ladrão entrou?
Será que ele é magico?
Não… o ladrão é um “micheiro”! Usando a chave falsa ele entrou pela porta da frente! E precisou de menos de um minuto para abrir sua fechadura!
Os “micheiros” existem desde que criaram as fechaduras. Eles são espertos, rápidos, dissimulados e sorrateiros! Andam pelo menos em dupla… para que um sempre fique na escada ou no corredor pronto para dar o alarme se aparecer alguém. São difíceis de se pegar. De vez em quando eles somem, mudam de cidade… Mas sempre voltam ao local do crime.
Em 2015 Pouso Alegre teve uma onda desses furtos mágicos, praticados por “micheiros”. Foram mais de vinte casos em pontos diversos da cidade, sempre no meio da manhã ou no meio da tarde, momento em que a dona de casa sai para o trabalho, para as compras, para levar as crianças na escola ou ao salão de beleza! Alguns atacaram nos finais de semana!
Contamos alguns casos aqui no blog para alertar a população. Quando a policia começou pegar o fio da meada… Eles sumiram! Foram agir em outras praças.
Pois os “micheiros” estão de volta! No final de semana passado tivemos vários casos. Três deles na mesma região. Um na avenida Dr. João Beraldo e dois num mesmo predinho da Rua Amadeu de Queirós no bairro da Saúde!
Um dos furtos mágicos dos “micheiros” na cidade aconteceu no decorrer desta semana. Foi descoberto na sexta-feira pela diarista. Ao chegar na casa da patroa na Adolfo Olinto, ela encontrou a porta aberta e o apartamento todo revirado. A vitima – que está viajando – ainda sabe o tamanho do prejuízo!
O cidadão W.D.P., morador do bairro Santa Eliza, ali perto da Igreja N.S.de Fatima, sabe exatamente o tamanho do seu prejuízo! Ao chegar do trabalho nesta sexta, 19, ele percebeu que os “micheiros” haviam levado 02 notebooks, 01 relogio, 01 videogame, joias diversas e R$100!
O ultimo ataque de um “micheiro” em Pouso Alegre aconteceu no inicio da madrugada desta sexta, em um predinho atrás da Corpus, no bairro Medicina…! Neste caso o “micheiro” foi mais ousado! Ele entrou no apartamento com a dona lá dentro e furtou dois celulares! Só não furtou mais nada porque o cachorrinho de dona M.M.C. a arrancou dos braços de Morfeu e deu alarme!
No caso dos “Micheiros” não há quase nada que a policia possa fazer. Guardinhas de rua – se forem de confiança – ajudam, pois nenhum criminoso gosta de “galo”!
A maneira mais eficaz de evitar este tipo de ‘vista indesejada’ e fora de hora, é conhecer a vizinhança… E manter bom relacionamento com os vizinhos. Na sua ausência, enquanto trabalha ou viaja, seu vizinho é seu melhor segurança!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *