Gibi, Chavinho e Coquinho… Atrás das grades!

Gibi... Atras das grades pelos próximos 10 anos!

Gibi… Atras das grades pelos próximos 10 anos!

Não adiantou fugir do local do crime; não adiantou se apresentar de braços dados com o causídico…! Os assassinos do angolano receberam as pulseiras de prata e subiram no taxi do contribuinte para Hotel Recanto das Margaridas!

Tão logo começou o expediente na Delegacia de policia civil de Santa Rita no Sapucaí nesta terça e recebeu o BO sobre o assassinato de Joceu Wando Capilo, o delegado de homicídios da Comarca, Mario Roberto Rodrigues Martins, se dispôs a pedir a prisão dos suspeitos João Paulo do Prado e seus asseclas alcunhados “Chavinho” e Coquinho”. Antes mesmo de encaminhar o pedido ao Homem da Capa Preta, o advogado dos assassinos se dispôs a apresenta-los!

Em seu depoimento, João Paulo “Gibi” do Prado abriu o livro! E assumiu toda responsabilidade pelo crime.

 

– Fui eu que puxei o gatilho, doutor…! A ‘treta’ era com o Valdecir… Quando o maluco entrou na parada eu dei os tiros nele! – Confessou o meliante que até ontem gozava de liberdade condicional!

Os detalhes do covarde crime, no entanto, quem contou ao paladino da lei, foram as testemunhas e o laudo de necropsia! O primeiro tiro foi no nariz do estudante desramado. Tão logo ele caiu de costas fatalmente ferido, Gibi deu mais um tiro no olho…!

Mesmo tendo João Paulo assumido a autoria dos disparos fatais, o delegado Mario Martins enquadrou também os parceiros dele, Wellington Cruz Lima, o “Coquinho” e Breno Inácio Vilela, o “Chavinho”, no artigo 121 do CP. Os três estavam espancando covardemente o desafeto Valdecir Bernardes, o que teria provocado a intervenção pacifica do estudante assassinado. Diante de tal clamoroso crime o Homem da Capa Preta acatou o pedido do zeloso delegado e decretou a prisão preventiva do trio.

Gibi, Chavinho e Coquinho, todos figurinhas fáceis no álbum da policia, estão de volta ao lar-doce-lar do Hotel Recanto das Margaridas onde deverão aguardar julgamento!

Justiça feita?

Ainda não!

A atitude das testemunhas do brutal crime ao delatar os assassinos e fazer circular nas redes sociais a cara e os nomes deles, foi de fundamental importância. Além de mostrar a indignação com a violência urbana, contribuiu para o esclarecimento rápido do crime. Não que a policia fosse cruzar os braços, ou que a justiça fosse esperar de olhos vendados… Temos absoluta certeza que tanto o delegado de policia quanto o juiz da comarca agiriam exatamente como agiram! Um pedindo e o outro acatando o pedido de prisão preventiva! A diferença é que os meliantes sentiram tanto a pressão da sociedade, que estenderam espontaneamente os braços e os ofereceram para as pulseiras de prata da lei! Pouparam um grande trabalho à policia..!

A policia fez o se trabalho… O Homem da Capa Preta com certeza fará o seu! Mas não poderá ir uma virgula além do que prescreve a lei!

É aí que o melado desanda! Pois as leis penais brasileiras são frágeis, flácidas, cheia de brechas e buracos e no final da tachada, não dá rapadura que preste…! Não pune ninguém!

Aliás, pune sim, pune filhos que ficam sem pais assassinados por motivos banais ou por meia dúzia de moedas; pune pais que ficam sem seus filhos assediados por traficantes inescrupulosos; pune o jovem que enterrou seus sonhos – e quiçá sonhos do seu país, pois estava buscando conhecimento para melhorar a qualidade de vida do seu povo além mar! – porque ousou levantar a mão… para pedir paz!

Louvável a coragem das pessoas que se indignaram e ousaram escancarar a cara do assassino do estudante Jocéu na redes sociais! Isso mostra que o povo quando quer… sabe o que quer!

Mas é preciso ir além… É preciso escancarar a ineficiência das nossas leis e pedir, e exigir dos “homens de Brasília” – aqueles que escolhemos para nos representar – que modifiquem as leis, que mudem as leis, que criem leis que realmente punam o meliante! E não o cidadão de bem que não pode sequer sentar na calçada de sua casa numa noite de calor para jogar conversa fora com o vizinho!

Não basta a policia prender. Não basta o judiciário aplicar a lei, se a lei não pune ninguém!

Já passou da hora de os nossos congressistas tirarem os olhos do umbigo – e do bolso! – e justificarem a vida de marajás que levam com nosso dinheiro!

Ah, e criarem leis que obrigue o Executivo construir presídios onde os presos possam trabalhar e produzir o seu próprio sustento!

… Mas é preciso continuar se indignando…!

 

0 thoughts on “Gibi, Chavinho e Coquinho… Atrás das grades!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *