P.A.F.C. vai promover eleições no dia 15 de maio

O jornal Estado de Minas edição desta segunda 07, trás uma reportagem do  Jornalista Renan Damasceno com o titulo “Mero retrato na parede”, onde aborda o ostracismo do futebol profissional no Sul do Estado, entre eles o glorioso P.A.F.C., o “Dragão do Sul der Minas”!

A matéria foi feita, inclusive, com base numa crônica deste brogueiro publicada no dia 1º de abril de 2014 com o titulo – inclusive foto sem credito – “P.A.F.C. vai promover eleições no dia 15 de maio! A qual segue abaixo, na integra:

“A tão sonhada eleição para a Diretora Executiva e Conselho Deliberativo do famoso Rubro Negro do Mandu, o “Dragão” do Sul de Minas, acontecerá no dia 15 de maio, dia em que o clube completa exatos 100 anos e meio! A decisão foi anunciada com exclusividade a este blogueiro no final da noite desta segunda, pelo eterno presidente do clube, em sua residência, na Comendador.

Ao chegar da costumeira ‘pelada’ ontem à noite havia um recado bombástico me esperando em casa;

– O presidente do Conselho Deliberativo do Pouso Alegre Futebol Clube ligou a pouco mais de meia hora e disse que gostaria de falar com você ainda hoje sobre as eleições no clube. Ele disse que está te esperando em casa…

Ao ver o recado anotado pela babá, naturalmente duvidei… Claro, só podia ser brincadeira de algum amigo querendo falar comigo. Como não lembrava da pessoa pelo numero resolvi ligar…. Surpresa! Do outro lado da linha a voz, embora ligeiramente cansada e ofegante, continuava inconfundível! Aquele ‘meu prezado’, que muitos diziam que equivalia à frase resumida na três letrinhas ‘fdp’, eu ouvira dezenas de vezes e, confesso, não tinha saudades! Mas era mesmo a voz suave, polida e convincente do eterno presidente do ‘Pousão’…! Ele estava me esperando em sua mansão para falar de futebol… Se eu estivesse interessado!

 Foto I

Enquanto esfregava o shampoo ‘Men’ ‘grisalhos a brancos’ durante o banho, o curto diálogo com o presidente do Dragão do Sul de Minas no minuto anterior, me levou numa rápida viagem pelo tempo, quando o futebol amador de Pouso Alegre era o mais exuberante do Estado, reconhecido e aclamado pela Federação Mineira de Futebol.

Estávamos reunidos na sede da LEMA na Dr. Lisboa para tratar do calendário daquele ano, quando recebemos um telefonema;

– O PAFC está de portas abertas para a Liga Esportiva… Gostaríamos de discutir uma parceria entre o clube e a entidade-mãe, visando o crescimento e fortalecimento de ambas… Seria um prazer receber os diretores da Lema em minha casa neste momento – dizia o sempre polido presidente.

 Foto II

A discussão regada a vinho branco e uma infindável variedade de queijos, de parmesão a suíço, – o Gorgonzola alguns colegas deixaram num canto da baixela por causa do aspecto… pensando que estava estragado – varou a tarde e adentrou a noite. Quando olhamos o relógio, percebemos que naquele momento o desfile de carnaval já havia tomado a Dr. Lisboa. O Fiat 147 do tesoureiro Jose Laurindo – aquele mesmo que ele havia ganho em uma rifa – já havia sido guinchado pela policia. Nada que um telefonema do todo poderoso presidente do PAFC não pudesse resolver. Saímos de sua mansão por volta de 23h00 daquela sexta feira de carnaval de 1987 com sorrisos de orelha a orelha! Levávamos uma maleta abarrotada… de promessas! O então presidente que fora eleito em 85 só não nos entregou a chave do portão do velho estádio da Lema! Nos seis anos seguintes conviveríamos com uma realidade bem diferente. Totalmente adversa daquilo que fora dito na reunião que apelidamos de “reunião do guincho”! Até mesmo as requisições legais feitas pela liga – entidade-mãe do clube – para eram negadas. O eterno presidente chegou ao cumulo de mandar o chefe do policiamento retirar o Presidente da liga das cadeiras reservadas às autoridades à qual ele tinha direito como Representante da Federação nos dias de jogos!

A reunião desta vez foi mais curta. Foi regada a Cappuccino e pão de queijo – só eu e ele – … Mesmo assim ultrapassou as dozes “badaladas notúrnicas”. O eterno presidente demonstrou bem menos ufanismo ao falar do seu plano de ‘entregar’ o clube do qual detém o poder e a posse nos últimos 29 anos. Visivelmente cansado, falando pausadamente e às vezes com grandes intervalos, foi logo à parte mais importante da conversa;

-… Vou realizar eleições gerais no clube! Vou entregar a Diretoria Executiva e o Conselho Deliberativo…

– E quando serão essas eleições…?

– Será publicada nos principais órgãos da imprensa da cidade nos próximos dias, inclusive no seu blog… Você é o primeiro a saber! A data já está marcada: 15 de maio.

– E porque 15 de maio?

– Por três motivos: Primeiro que é uma data histórica, quero dizer, meio histórica… Eu queria ter realizado esta eleição no dia 15 de novembro passado quando o clube completou 100 anos, mas não foi possível. Agora, no dia 15 de maio o clube completa ‘cem anos e meio’…

– Mas…

 

– O segundo motivo, é que eu estava aguardando a definição do comprador do estádio da Lema…

– Espere… espere, o Sr. vai vender o Estádio…?

-… Deixe-me concluir, meu prezado! Desde o meio do ano passado venho mantendo negociações com um executivo de uma multinacional… Eles tem interesse em adquirir o terreno pertencente ao clube para construir ali um mega Shopping e um conjunto residencial! O negocio somente foi definido na semana passada.

-… Por acaso, qual seria o valor dessa transação…?

– Onze milhões de dólares… Cerca de 25 milhões de reais!

-… Não estou conseguindo acompanhar o raciocínio, presidente! O que tem a ver a venda do terreno da Comendador com a eleição?

-… Vamos ao terceiro motivo! A venda do estádio tinha que ‘casar’ com a compra de um terreno para a construção do “Centro de Treinamento” do clube. Isso aconteceu também esta semana… E o mais importante de tudo, quero entregar o clube em atividade, como peguei em 85! Por isso eu tinha que concluir os negócios da venda do estádio, aquisição do terreno e montagem do plantel para voltar a disputar os campeonatos da Federação Mineira…

– O Sr. está dizendo que tem também um time pronto para disputar a Segundona do mineiro…?

-… Um plantel inteiro, com tecnico e tudo! Pronto para entrar em campo. Um plantel que fez bonito no campeonato mineiro da primeira divisão este ano e que, eu tenho certeza, ascenderá ao Modulo B no final do ano…! Em 2016 o P.A.F.C. estará recebendo outra vez os ‘grandes’ de Minas no Manduzão…

 Foto III

– O Sr. está falando do …?

– Tombense! Já acertei com a diretoria… O time com 15 jogadores e Comissão Técnica ficará à disposição do Pouso Alegre até o final do ano. Pretendo manter um plantel de 25 jogadores. Os outros dez serão recrutados do futebol amador da cidade. Tenho um ‘olheiro’ infiltrado na ‘Copa Coe’ observando estes jogadores.

– Mas se o Sr. ‘tem’ mais de vinte milhões na mão, um centro de treinamento e um clube praticamente campeão, porque vai realizar eleições e entregar o comando do clube? O Sr. vai concorrer à eleição?

– Não meu prezado… Eu não vou concorrer à eleição. Estou velho, cansado como você pode ver… Continuo apaixonado pelo P.A.F.C., mas não tenho mais aquela disposição de vinte anos atrás para dirigi-lo. A cidade… o torcedor merece um grande time profissional…! Eu fiz muito pelo Pouso Alegre! Mas fui também muito criticado…! Quero entregar um time melhor. Mais bem estruturado do que peguei… Este será meu legado!

– E as dividas do clube…?

Foto IV

-… São pequenas perto do valor do patrimônio do clube. Eu já paguei quase todas. Só quero o ressarcimento do que paguei! Não chega a meio milhão…

– Pelo Estatuto do Clube somente os sócios em dia com suas obrigações poderá concorrer a esta eleição…

-… O clube não realiza eleições regulares a muitos anos. O próprio clube está irregular… A eleição terá que ser acompanhada e homologada pelo Ministério Publico. Qualquer um poderá concorrer à eleição… Até você, meu prezado!

 

O histórico estadinho será vendido para uma multinacional para virar Shopping …!
– Presidente, confesso que ainda estou meio atônito… Desde a década de 80 acompanho – a meia distancia – o P.A.F.C… Em todo este tempo o clube esteve em suas mãos – ou da sua família – ora na presidência do clube, ora na presidência do Conselho Deliberativo, mas sempre dando as cartas… Deixe ver se eu entendi bem: O Sr. está vendendo o Estádio da Lema por onze milhões de dólares, está comprando um terreno nos arredores da cidade para construir um CT, está com um time montado para disputar e vencer a Segunda Divisão e vai realizar eleições gerais no clube no dia 15 de maio? É isso mesmo? E qualquer um poderá concorrer a estas eleições?Foto V

-… E você é o primeiro a saber, meu prezado!

– O Sr. tem ideia do tamanho da alegria que este seu gesto de … generosidade, vai causar nos desportistas de Pouso Alegre?

– A minha alegria será maior do que a deles…!

– Posso publicar esta noticia Presidente?

– Foi para isso que eu o convidei…

– A proposito, porque eu, com exclusividade!

Neste momento o eterno presidente, sempre altivo, sempre dono da situação, baixou os olhos…

– Não sei bem… Talvez eu deva isso a você! Você vai entender…

Naquela noite de sexta feira de carnaval de 1987 o presidente do P.A.F.C. prometeu um casamento perfeito entre o futebol amador e o profissional… O namoro não resistiu nem ao carnaval!!! A conjuntura econômica, politica e esportiva é totalmente diferente, hoje. Será que desta vez o “eterno presidente” vai abrir mão da noiva e dar o passo decisivo para o gol?

Se no dia 15 de maio, aos cem anos e meio, acontecer a tão sonhada eleição – transparente – já será uma goleada! A imensa galera rubro negra adormecida vai delirar…!!! No Ano da Copa o torcedor manduano tem dois motivos pra ir pra rua, sacudir as bandeiras e bebemorar…!!!”

A matéria acima, no entanto, espelha o sonho deste desportista e torcedor de Pouso Alegre e o do futebol de Pouso Alegre! E com certeza os sonhos de milhares de torcedores do Rubro Negro do Mandu! No entanto, foi apenas uma brincadeira de… 1º de abril!

Por vários motivos que prefiro não trazer à baila, o torcedor foi embalado no meu sonho e nem se deu conta de que era 1º de abril…!

Mas poderia ser realidade. Pode vir a ser realidade. Quem sabe esta “CRONICA DE 1º DE ABRIL”, juntando com a reportagem do jornalista Renan Damasceno do Estado de Minas, não reacende o sonho do desportiva pouso alegrense de ter um time profissional disputando os certames profissionais do Estado e do Brasil!

Airton Chips e o Blog estão aí… Prontos para entrar em campo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *