Policia Civil de Pouso Alegre está doando presos

DRPC de Pouso Alegre: Logo vai estar oferecendo presos para adoção...!

DRPC de Pouso Alegre: Logo vai estar oferecendo presos para adoção…!

Dentre as pedras do sapato da Policia Civil, a administração prisional sempre foi uma rocha. Nos dois sentidos… Imensa e dura de ser removida! Durante décadas a policia civil lutou para tirar de suas asas a custodia de presos.

No inicio dos anos 2000 conseguiu sua primeira vitória… O cargo de Carcereiro foi extinto dos quadros da PC!  Logo o estado criou a SUAPI. Desde 2008 os presos do velho Hotel da Silvestre Ferraz em Pouso Alegre passaram a ser pajeados pelos agentes da Suapi. Hoje a subsecretaria de Administração Prisional tem cerca de 17 mil agentes! Cerca de 100 só para pajear os pouco mais de 700 hospedes do Hotel do Juquinha!

Enquanto isso a combalida PC viu ao longo dos anos seu efetivo – por varias razões – murchar. Minas Gerais tem hoje menos de cinco mil detetives para investigar todos os crimes ocorridos no Estado!

Ao assumir a paternidade dos presos do Hotel da Silvestre Ferraz em 2008, a Suapi tirou uma tonelada de peso das costas cansadas da Policia Civil. Há poucas semanas, desde que, a pedido da Defensoria Publica da Comarca, a justiça interditou parcialmente o Hotel do Juquinha, desobrigando a direção do mesmo de receber novos presos, a pedra no sapato voltou…!

 

Com o Hotel do Juquinha interditado, agora o Táxi do Magaiver tem que fazer viagens mais longas...!

Com o Hotel do Juquinha interditado, agora o Táxi do Magaiver tem que fazer viagens mais longas…!

E voltou muito maior, muito mais pesada, gigantesca! Agora os detetives não tem que cuidar de presos no presidio, mas tem que leva-los onde houver vagas! Ou onde forem aceitos!

Desde que o diretor do presidio, autorizado por uma determinação do Homem da Capa Preta, fechou os portões do Hotel do Juquinha, os presos de Pouso Alegre tem sido levados para Formiga, no centro oeste do Estado, há mais de 300 de Pouso Alegre.

Seria apenas mais uma missão para a policia civil… Se houvesse pessoal e recurso para isso! Escoltar presos à disposição da justiça de uma Comarca para outra requer viatura decente, combustível, armas e pessoal! Coisa que a delegacia não tem!

A delegacia regional de Pouso Alegre que há trinta e cinco anos – quando eu entrei na policia – tinha 12 detetives trabalhando na investigação, hoje tem menos de dez! Quando a custodia dos presos era atribuição da PC, embora não tivesse pessoal, bastava atravessar a rua e trancafiar o meliante no velho Hotel da Silvestre Ferraz. Levá-los agora a dezenas de quilômetros, piorou!

O Hotel do Juquinha não recebe mais hospedes!

O Hotel do Juquinha não recebe mais hospedes!

E piorou mais! Formiga já não aceita mais presos de Pouso Alegre – mal tem espaço para os seus! O recurso foi mendigar – embora o preso seja responsabilidade da justiça, a inglória tarefa de mendigar sobra para a policia civil – ao presidio de Itajubá. Itajubá também lotou rapidamente! O jeito foi pedir ‘asilo’ para os presos em Alfenas! Alfenas recebeu alguns mas também fechou as portas!

E agora?

O que fazer com os presos de Pouso Alegre? Soltá-los?

Levar para a casa dos policiais…?

Mês passado, ao concluir o IP sobre o assassinato do Advogado Silvio Tavares do Santos, de São Gonçalo do Sapucaí, o delegado responsável pediu a prisão preventiva de mãe e filha que envenenaram, sufocaram e enterraram vivo o advogado no dia 28 de fevereiro…! Caso o pedido tivesse sido aceito, elas deveriam se hospedar no Hotel do Juquinha, uma vez que na cidade de “Barbara bela do norte estrela…” não tem mais cadeia! Talvez por isso, o Homem da Capa Preta, acatou o pedido do zeloso delegado mas determinou que ambas sejam mantidas em prisão domiciliar! No caso das duas homicidas de São Gonçalo, parece razoável, uma vez que o alvo de sua sanha assassina era apenas o marido…! Desde que ninguém se aventure a casar com a assassina, não há novos riscos!

 

O velho Hotel da Silvestre Ferraz e seus 'puxadinhos' desativado em 2009...!

O velho Hotel da Silvestre Ferraz e seus ‘puxadinhos’ desativado em 2009…!

Mas no caso de assaltantes, latrocidas, estupradores, traficantes? Dá para entregar o meliante na porta de sua casa, fazer cara de mau, apontar o dedo em riste e dizer:

– Voce está proibido de passar deste portão!

Enfim… se a honrosa porém combalida policia civil de Pouso Alegre, por falta de pessoal,  já andava mal das pernas… Agora nem anda mais!

Não será nenhuma discrepância se amanha ou depois aparecer na porta da DP ou nas redes sociais cartazes com os dizeres:

*Policia Civil de Pouso Alegre está doando presos

*Adote um preso devidamente autuado em flagrante

*Ajude resolver o problema da superlotação carcerária de Pouso Alegre… Leve um preso para sua casa!

… E só para plagiar o saudoso colunista Aprigio Nogueira, no jornal “O Progresso” se não trai a memoria, anos  atrás:

– E viva Dom Pedro Segundo!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *