Pouso Alegre vai construir “Cidade Administrativa”

Aqui será construída a nova sede administrativa de Pouso Alegre

Aqui será construída a nova sede administrativa de Pouso Alegre

A obra é surpresa para muitos… Mas esperada por alguns. Nos últimos cinquenta anos a cidade de Pouso Alegre quadruplicou sua população, seu espaço físico, sua riqueza e espalhou seu departamentos para os quatro cantos da cidade. Quase todos em imóveis alugados! A sede da prefeitura, comumente chamada por nós da imprensa de “Palácio da Carijós” no Alto das Cruzes – literalmente, pois o ‘palácio’, construído pela Cemig nos anos 1980 e adquirido pela prefeitura no inicio deste século, repousa sobre as ruinas do antigo cemitério municipal desativado em 1917 – não passa de ‘sala de visitas’ da prefeitura, onde é possível – aos menos aos correligionários e amigos do prefeito – pouco mais do que uma visita! Secretarias de Obras, de Educação, de Saúde, de Segurança e outras tantas estão espalhadas pela cidade. Difícil saber com exatidão, até porque, imóveis alugados de amigos para a prefeitura costuma-se ter um ‘preço especial’, mas estima-se que a prefeitura gaste anualmente cerca de dois milhões de reais com alugueis! O novo prédio que abrigará todas as secretarias, departamentos e setores da prefeitura está orçado em R$ 22 milhões. Será ‘pago pelos alugueis economizados’ portanto em menos de um ano. A partir daí passará a sobrar cerca de dois milhões por ano nos cofres da prefeitura!

A Lagoa da Banana está assim...!

A Lagoa da Banana está assim…!

A novo nome da sede da prefeitura de Pouso Alegre será escolhido através de um concurso publico entre estudantes da rede municipal de ensino. Por enquanto será chamada de “Cidade Administrativa”! A nova cidade será construída no bairro São Geraldo, mais precisamente nas margens da “Lagoa da Banana”. O acesso principal será feito pela Avenida Airton Sena. A obra – quase faraónica, mas extremamente necessária em todos os sentidos – está prevista para começar logo após o período chuvoso, no final de abril ou inicio de maio. A fase de licitação da obra está no fim e a vencedora  será conhecida no próximo dia 15 de abril. Participaram do processo de licitação somente empreiteiras da cidade, entre elas a tradicional Sotegel, responsável pela maioria das obras de vulto de Pouso Alegre. A previsão da construção da nova sede da prefeitura é de um ano. Portanto, será entregue e inaugurada em meados de junho do ano que vem. – Muito embora achemos que o prefeito deverá usar sua principal obra, senão a única de destaque, como trunfo politico para fazer seu sucessor em 2016 e, portanto, deverá levar a inauguração para uma data conveniente perto das eleições!

O canteiro da Ayrton Sena hoje só serve para pasto de animais,,,!

O canteiro da Ayrton Sena hoje só serve para pasto de animais,,,!

A cidade Administrativa de Pouso Alegre, que, pela sua localização, poderá ser chamada de “Palácio da Banana”, “Palácio Airton Sena”, ou quem sabe “Palácio da Baixada”, trará inúmeros benefícios para a cidade além dos já mencionados como praticidade, comodidade e economia. O ‘palácio’, qualquer que seja o nome, levará autoridades, desenvolvimento e progresso ao bairro mais populoso e violento da cidade. Isso naturalmente inibirá o avanço das favelas e da criminalidade na direção da Lagoa da Banana. È sabido que a região extrema da vargem esquerda do bairro São Geraldo a cada dias recebe novos barracos sem infraestrutura, ou seja: bolsões de pobreza sem controle,  além de servir de esconderijo e rota de fuga de marginais perseguidos pela policia. – Basta ver a “Arca de Noé” se aproximando, os nóias e traficantes formiguinhas passam sebo nas canelas, dobram a serra do cajuru e se embrenham nas vielas e restingas ali existentes. Alguns chegam a atravessar a lagoa à nado para escapar das malhas da lei.

No entorno da Cidade Administrativa serão feitas varias obras que, além de facilitar o acesso, freará o avanço das construções irregulares. A mais importante obra será a Avenida Marginal – aliás muito sugestivo o nome! – que ligará a Avenida Perimetral, partindo de frente ao Bretas, cruzando a “Diquinha”, passando por trás do campo do Santamaria, seguindo em linha reta até chegar atrás do Estádio Municipal. Esta avenida parece quase tão importante quanto a própria Cidade Administrativa! Vai acabar inclusive com a ‘residência fixa’ dos indesejáveis ciganos atrás do Manduzão!

DSC03688

Como o acesso principal ao novo “Palácio do Alcaide” será pela Avenida Airton Sena, – cartão de visitas do palácio – esta será completamente revitalizada. Em toda sua extensão serão plantadas palmeiras imperiais intercaladas com Ipê amarelo. O plantio das arvores, por sinal, começa já na segunda semana de abril, antes do inicio das obras.

Não consta das obras propriamente ditas da nova sede, mas a prefeitura fará de imediato uma mudança drástica – e muito bem vinda – na Avenida Airton Sena! O canteiro de três quilômetros de extensão por três metros de largura, será transformado em “ciclovia”! A grama, na verdade capim braquiaria, que é cortado apenas duas vezes por ano e só serve para enfear a avenida e atrapalhar a visão dos motoristas, será substituída por lama asfáltica ou concreto. Só esta singela e barata obra – que na verdade já deveria ter sido feita a muito tempo – trará grande deleite aos ciclistas… E segurança aos pedestres e ‘caminhantes’ de fim de tarde.

– A construção da Cidade Administrativa de Pouso Alegre na Lagoa da Banana dará outra visão à Pouso Alegre. Será a obra do século! – Disse empolgadíssimo o prefeito.

O canterio central da Ayrton Sena, de metros de lkargura por tres quilometros e extensão, será tranformado em "Ciclovia"...!

O canteiro central da Ayrton Sena, de tres metros de largura por três quilômetros e extensão, será transformado em “Ciclovia”…!

Um fato muito importante neste ‘projeto administrativo’, que certamente vai mudar a cara de Pouso Alegre, é a total independência financeira. Não depende de pedir benção ao governo estadual ou ao federal!  A majestosa obra será construída com recursos ‘domésticos’! Ou seja; com a arrecadação do próprio município! A prefeitura já tem em caixa para esta obra, cerca de 70% deste valor. O restante será arrecadado ao longo do tempo em que durar a construção da ‘cidade’!

Como em toda cidade, a Cidade Administrativa de Pouso Alegre terá toda estrutura para atender a população. Terá três postos bancários – Brasil, CEF e provavelmente Itau. – Posto da Policia Militar comandado por um oficial, abrigará naturalmente o quartel da Guarda Municipal, terá posto medico, farmácia, restaurante e até um play-ground, além é claro, de uma bela vista para a Lagoa da Banana e para a mais bela avenida da cidade. Do terraço do seu decimo andar será possível acompanhar toda vida latente da ‘capital do Sul de Minas’!

O prefeito Agnaldo Perugini deverá reunir a imprensa na próxima segunda feira, 06 de abril pela manhã, para anunciar a obra que mudará a cara da cidade e colocará definitivamente a sua nos livros de historia de Pouso Alegre.

A reunião de Perugini com sua assessoria de comunicação para discutir a divulgação do projeto, que é tratado como a menina dos olhos de sua administração, aconteceu na noite desta terça, 31. O encontro se deu fora da prefeitura, na casa de um correligionário e colaborador do prefeito. Naturalmente às portas fechadas. Mas, como a policia tem seus amigos ocultos da lei, Airton Chips também tem seus “amigos ocultos do blog…”. Por isso a noticia vazou!

Seja bem vindo “Palácio da Baixada”, “Palacio da Banana” ou “Palacio Airton Sena”… Pouso Alegre merece sua Cidade Administrativa!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *