Santamaría, campo minado… de drogas

      

      Nos anos 80, o jovem pedreiro e desportista João Batista Ferreira, conhecido por João Cavalo alimentou um sonho… Montar uma escolinha de futebol no velho Aterrado. Com tantos terrenos pertencentes à prefeitura Municipal, ele escolheu um à leste da Avenida principal do bairro e ali começou construir seu estádio. Desbravou o mato, capinzais capituvas, lagoas e construiu, ainda que singelamente o Campo do Santamaría.

DSC05979

        DSC05981       O campo foi palco de grande espetáculos do futebol amador, não só das categorias de base, sua grande paixão, mas também do futebol adulto e veterano do Santos Futebol Clube. Nos treinamentos e campeonatos que disputava João Cavalo defendia a garotada com unhas & dentes… E às vezes com a lapiana numero 9. Certa vez, em 87, tive que sair do Santamaría às pressas levando o arbitro J.R.M.Bartel, vestido à caráter, com o João Cavalo atrás riscando o vidro do meu Corcel branco com a numero 9. Fugir foi mais sensato do que tentar tomar-lhe a lapiana. Isso não riscou o respeito mutuo entre nós. Mais tarde, em 93 meus filhos foram treinar na sua escolinha. Chegou a ter centenas de garotos nas categorias fraldinha, mirim, infantil, juvenil e Junior… Garotos estes que, enquanto praticavam esportes se mantinham distante das drogas!A falta de apoio e de incentivo ao futebol amador em Pouso Alegre e a escalada das drogas, notadamente o crack, fizeram os sonhos do João Cavalo arrefecer. O crack da vida venceu os craques do João Cavalo. Há quase dez anos o pedreiro sonhador parou de dar murros em ponta de faca. O histórico Campo do Santamaría, a duzentos metros do Rio Mandu, a pouco mais de mil metros do centro da cidade, ficou entregue às baratas! Ou seria aos ratos do tráfico??? DSC05986

      Que ironia!!! O Campo, construído no bico da enxada para ocupar o corpo e a mente de garotos com uma atividade saudável, serve agora para o “plantio” de drogas. Boa parte da pedra bege fedorenta e da farinha do capeta comercializada na famosa Rua Nova, passa os dias enterrada ou mocosadas no glorioso Campo do Santamaría.

DSC05983

      Foi lá que a PM desenterrou quase mil barangas de cocaína e mais de um quilo da droga em tabletes no final da tarde da sexta 19. Os policiais chegaram ao local através de denuncias de amigos ocultos da lei. Quando se aproximaram da “plantação”, os traficantes, alertados por “olheiros’, passaram sebo nas canelas e dobraram a serra do cajuru. Mas a batata está assando pra eles…

      Que pena que o João cavalo sonhou sozinho!!!

0 thoughts on “Santamaría, campo minado… de drogas

  1. Joguei no Santos do João Cavalo e Jésus Mugango, no inico dos anos 80. Eu (Ronaldo), Bedeu, Cesinha, Valmir, entre outros. Molecada boa de bola. Treinávamos no campo do Santamaria aos sábados de jogávamos no domingo. Bons tempos.

    Abraço.

    Ronaldo.

    • Olá Ronaldo,
      Molecada boa de bola, com certeza…
      Bedeu, um dos maiores meias que vi jogar em Pouso Alegre. Com preparo físico e alimentação adequada certamente caberia em qualquer time profissional do Brasil e até da Europa. Pouso Alegre teve muitos craques desta geração. Faltou oportunidade…
      Bons tempos!
      Abraços.

  2. Joguei no Santos FC do João cavalo por 12 anos da minha vida aprendi a jogar futebol lá além de um treinador um grande amigo bravo valente e que defendia todos que ali estavam com unhas e dentes cheguei a jogar no pouso alegre FC. Através dos ensinamentos do João hoje lendo essa reportagem fiquei Tb sabendo da sua morte, infelizmente perdemos um grande homem, um grande amigo e mais uma vez pela total falta de apoio acaba aqui o sonho de um grande desportista, descanse em paz meu amigo, que vc receba a merecida reconpensa pelo seu trabalho aí no céu. Com pesar Alessandro Paiva. (Alemão)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *