Juventus, o ultimo campeão da Lema!

Na ultima matéria sobre “futebol saudade” de Pouso Alegre, falamos sobre o glorioso São Paulo do bairro São Camilo e seu titulo histórico sobre o todo poderoso Botafogo da Borda, em 78.

digitalizar0005* O time campeão de 81: Valdir, Edgar, Anelo, Cidão, Vanil, Edir e Val. Zinho, Joaquim, Marreco, Ze Maria, Mitsuo e Nanico Laraia…

Não temos noticias sobre os campeonatos ou campeões de 79 e 80, mas o de 81 ainda vive na memória de muito boleiro. Especialmente dos boleiros alvi-grená do bairro N.S. de Fátima.

O clube nasceu no dia 27 de julho de 57 com o nome de Atlético da Beira da linha e venceu na estréia o bairro dos Afonsos por 3 x 0. Ainda se chamaria Ferroviário e Olaria até que Zé Maria, que morou na adolescência em São Paulo e nos finais de semana ia ver o time da Rua Javari jogar, adotou as cores e o nome do time paulistano.

O glorioso Juventus F.C. do abnegado Jose Maria Feliciano, o Zé Gordo, abocanhou o titulo máximo do futebol amador daquele ano numa campanha memorável com uma derrota, um empate e catorze vitorias. No jogo das faixas empatou com a jovem Seleção da cidade.

Foi o ultimo campeonato disputado na Lema.

O titulo mais importante

       O titulo mais importante foi conquistado há mais de 30 anos, mas ele é o recordista de Torneios na cidade e bairros vizinhos. São dezenas de canecos levantados nos campos do Fátima, Cascalho, Bangu, Afonsos, Cervos e Paiolinho. O campeonato de 81, que começou no quartel e terminou na Lema, foi inesquecível;

– Perdemos a primeira, empatamos a segunda e vencemos as outras catorze disputadas. Na final vencemos o Sindicato dos Calçados por 1 x 0. No jogo da entrega de faixa enfrentamos a Seleção da cidade com feras como Jaiminho, Valtinho, Paulo da Pinta, Miguelão, Amarildo – que jogariam depois no PAFC – e empatamos em 1×1. Conta com orgulho o velho boleiro. O campeonato de 81 foi o ultimo disputado na Lema!

O melhor time

        O Juventus do bairro N..S. d  Fátima sempre teve sua base formada no próprio bairro. No entanto os principais jogadores da cidade tais como Chininha, Chochola, Valtinho, Nandinho, Pedrão, Raminho, Ditinho Lelis, Derich defenderam sua camisa.

– Estes e outros grandes jogadores da cidade passaram pelo time, mas para mim, o melhor time de todos os tempos foi o de 81 que era formado por Edgar, Valdir, Anelio, Cidão, Vanil, Edir, Anelio, Zinho, Joaquim, Marreco, Zé Maria, Mitsuo e nanico Laraia – Diz Zé Gordo.

Além dos jogadores revelados pelo clube e que se tornaram símbolos do bairro tais como Anelio, Adelson, Val, Valdir, Marreco, Tadeu, Raminho e Zé Maria

– O jogador que mais se identificou com o Juventus foi Edgar Gaudino. O goleiro de porte médio era um verdadeiro gato. Daqueles que paravam no ar para tirar fotografia na famosa ‘ponte’. Tinha reflexos rápidos como um raio. Defendeu o time por mais de 20 anos – diz com saudade Zé Maria.

O fim do estádio Minduizão

O apaixonado dirigente do Juventus sempre enfrentou com coragem e sem choradeiras as dificuldades do esporte amador, patrocinando ele próprio – através da empresa marmoraria São Judas Tadeu – as despesas do clube.

– Um ou outro político ou comerciante dá um uniforme de vez em quando. Os jogadores do aspirante pagam parte das despesas de viagem, eu completo o que falta – diz ele.

A grande magoa do dirigente, no entanto, é o descaso das autoridades políticas com relação ao campo do bairro. Chamado de Estádio Minduizão”, numa homenagem ao seu fundador e jogador do clube, o terreno pertence a particulares e sempre esteve afundado na várzea. Foi construído pelos moradores. Na época das chuvas alaga e demora para secar. Nunca recebeu melhorias. O vestiário, única  obra com recursos externos foi construído no quintal de sua casa na beira do campo. Todo ano aparecem  candidatos a vereador e prefeito no bairro e prometem solucionar o problema. Passadas as eleições, passam também, as promessas.  Simão Pedro foi o primeiro a prometer desapropriar o terreno, aterrá-lo e entregar aos cuidados do clube. Ficou na promessa. Rosinha tomou café na minha cozinha e também, prometeu… Nunca mais apareceu. Enéias prometeu mais… Disse que além de reformar o campo iria construir quadras poliesportivas  na entrada do campo e entregá-lo à comunidade. Foi o auge do descaso. Nunca mais voltou aqui. Hoje, com os aterros em volta do campo, as águas das chuvas, das enchentes e de esgoto não tem mais para onde ir… O glorioso Minduizão virou um pantanal!

DSC04537

– Um dia Pouso Alegre terá um prefeito que respeite o esporte amador. Terá um secretario de esportes que goste de futebol e olhará para o Estádio Minduizão – sonha Jose Maria Feliciano!

Será???

Durante cinco décadas o alvi-grená mandou seus jogos no “Estádio Minduizão” na beira da linha, no Fátima, terreno pertencente à familia cobra. Os lados leste, oeste e Sul eram cercados por capituva de vargem. O lado norte tinha um barranco de dois metros de altura que servia de arquibancada natural. Lotada nas manhãs e tardes de domingo. Se houvesse briga em campo e fosse necessário correr, o jeito era correr para o mato!

DSC04538

Jose Maria que sempre manteve o time por sua conta e com ajuda dos jogadores aspirantes – categoria que já não existe mais no nosso futebol – sonhou durante décadas com a desapropriação da prefeitura, transformando o Minduizão em praça de esportes de interesse publico. Durante incontáveis campanhas políticas ele ouviu promessas de candidatos tomando café em sua cozinha. Tudo não passou de promessas de véspera de eleição. O glorioso Minduinzão, palco de tantos clássicos, de tantas emoções, agora está assim…

Em 1984 marquei ali o gol mais bonito da minha carreira! – Foram quase duas dúzias ao longo de mais de quarenta anos, ainda em franca atividade – Aquele foi certamente o mais belo. A pelota foi rolada na intermediaria defensiva. Ao perceber a chegada do atacante, cheguei antes e bati firme, de chapa, na direção do gol… A bola subiu suave, lentamente. Dava para ler o nome do time escrito à caneta nela: “E.C.Canarinho”. O goleiro Aluisio de Almeida, o Chicão do Faisqueira, estava entremeio as linhas das duas áreas, quando viu a bola vindo mansamente em sua direção, deu uns passos para trás, esticou como pôde, mas a redonda passou lambendo maliciosamente a ponta de seus dedos e foi estufar, quase em câmera lenta, as redes. Um belíssimo gol por cobertura! O meu mais bonito. Talvez o gol mais belo da historia do Estádio Minduinzão… Contra!!!

Neste gol marquei o mais belo gol da historia do estadio...Contra!

Neste gol marquei o mais belo gol da historia do estadio…Contra!

Ironicamente, o estádio da LEMA onde o Juventus levantou seu mais importante troféu, o ultimo amador da historia, e o simplório estadinho Minduinzão, tem algo em comum… O abandono!

O gol norte do Estado da Lema, que tantas vezes levou tantas pessoas ao delirio ao ver a rede balançar...

O gol norte do Estado da Lema, que tantas vezes levou tantas pessoas ao delirio ao ver a rede balançar…

DSC01115

Ao contrario dos estádios de tantas glorias, O Juventus F.C. do bairro Fátima nunca fechou suas portas. São 55 anos de atividades ininterruptas. Atualmente o Alvi-grená do Fátima está inscrito em duas competições paralelas: Copa Coe, no Estadio Nelson Massafera, no São João e Copa São Geraldo, no Estádio do Bangu.

0 thoughts on “Juventus, o ultimo campeão da Lema!

  1. Airton, minha pergunta não tem nada a ver com o excelente post.
    Você sabe o nome do rapaz de 21 anos que foi esfaqueado na Pça Senador José Bento, e do outro de 22 anos que morreu em um acidente de moto batendo em uma charrete que trafegava na contra mão? Ambos aconteceram neste final de semana. Parabéns pelo trabalho.

    • Olá Diego,
      Infelizmente não tenho estas informações. Minha fonte mas confiavel de informação é a DP. No periodo de carnaval a delegacia funciona no esquema de plantão, o que dificulta o acesso às informações.
      Quanto à parte que me toca, obrigado Diego.
      O esporte, por varias razões, é minha grande paixão. E eu participei de sua melhor fase…
      Abraços.

    • Olá Gabriel,
      Pouso Alegre foi escolhida pelo Governo Federal para receber uma injeçao de progresso que sirva de “modelo nacional de administração do PT”. Quem sabe o prefeito Agnaldo – que mora a poucas quadras do alagado Estado Minduizão, mas certamente não o conhece – volta seus olhos para o local e realiza o sonho do Ze Maria Feliciano e tantos moradores do bairro N.S. de Fatima! Os boleiros da cidade toda agradeceriam…
      Não custa sonhar!
      Abraços, Gabriel.

  2. Airton, parabens pelo trabalho no resgate da historia do futebol de Pouso Alegre.Esta foto de 1981, me deixou emocionado. Pena que nossos governantes, aqui da cidade, prefere ver nossos futuros atletas,.encher o Hotel do Juquinha, consumindo drogas. Quanta saudade do Minduisao, do Vasquinho, da Lema e agora do Elefante Branco Manduzao, que so serve para shows.MAIS UMA VEZ , PARABENS PELO SEU EXCELENTE TRABALHO. ROBERTO.(PAI DA CAROLZINHA)

  3. meu amigo Airton Chips: é com grande satisfação e alegria que me integro das noticías da minha cidade.Fui morador do bairro de Fátima e amigo dos jogadores da beira da linha. Assistia quando podia,os jogos, tomando uma gelada ao lado do bar do Dé. Parabéns ao sr José Maria ,presidente,prep. fisico,médico,roupeiro,treinador e se precisasse era um bom guarda- costa. jose luiz monteiro neto

  4. Temos mais times folcloricos, ou quase times que se organizavam para distrair e amenizar as lidas diárias. Era o time da rua do Brejo, do Ronan Vascaino, do Zé Amancio, do Constantino, do Luis Eletricista de bobinas, do Elzio Cinquetti. Chamava se OS intocáveis, não sei porque, mas tocavam a bola direitinho,.. até chegar nos pés do Ronam vascaino…. Tinha ou tem até hoje o Guanabaran F.C. do bairro do mesmo nome. Eu, Donizete coutinho, Juvenal do TIÃO AFONSO, Celso, Romildo Casalichi estão ai pra contar.. Um abraço jose luiz ronda alta rs

  5. Airton , preciso contar uma coisa seria mas corro risco de identificarem o IP de onde eu escrevo e a pessoa não tem nada a ver com oque eu preciso falar , preciso de uma confirmação e uma confiança do que direi não ira me prejudicar pois eu e minha familia corremos risco de vida com essa informação se puder me mandar pelo e-mail algo assim para poder relatar esse fato por favor me comunique rapidamente , creio que vai ser pra algo muito bom ! OBS : NÃO POSSO SER DIVULGADA E NEM O IP DE ONDE EU TECLO .

    obrigada , desde já .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *