Enxaqueca, cefaléia, etc… Ai que dor de cabeça…

Cefaléia é um termo técnico e significa exatamente o mesmo que dor de cabeça. É um dos sintomas mais comuns na medicina, é uma das queixas mais frequentes de consultas a clínicos, pediatras e neurologistas, etc, e também um dos motivos mais comuns de falta ao trabalho. A cefaléia é um sintoma universal no ser humano. Estima-se que 90 a 100% das pessoas terão algum tipo de dor de cabeça ao longo da vida.

A enxaqueca é uma forma de cefaléia, mas não a única; existem muitas outras. Para se ter uma idéia, a Sociedade Internacional de Cefaléia reconhece mais de 150 modalidades de dor de cabeça. Entre os médicos especialistas em dor de cabeça, alguns preferem chamar a enxaqueca de migrânea. A enxaqueca (ou migrânea) é uma doença herdada geneticamente, como demonstram as pesquisas que estudam famílias inteiras e pares de gêmeos.

As cefaleias são divididas em primárias e secundárias.

As cefaleias primárias mais comuns são: enxaqueca, Cefaleia de tensão, cefaleia em salvas. Outras formas menos comuns de cefaleia primaria incluem a hemicrania continua, a cefaleia nova diária e persistente, cefaleia do esforço, cefaleia da tosse, cefaleia por estímulo frio, hemicrania paroxística crônica.

Especialistas em cefaleia geralmente tratam também de dores faciais, como a neuralgia do trigêmeo, dor facial atípica, e dor miofascial.

Cefaleias secundárias são aquelas causadas por alguma outra doença, tal como tumores cerebrais, traumatismo craniano, meningites, acidente vascular cerebral (derrame), hidrocefalia, Herpes-zóster e aneurismas.

Qualquer que seja a sua dor, o importante é não pensar que isso é algo “normal” ou “com que se deve acostumar”. As dores de cabeça têm tratamento e os pacientes se beneficiam grandemente dele, embora, na maioria das vezes não seja possível evitar completamente as crises.

 

Fontes:

Sociedade brasileira de cefaléia, em http://www.sbce.med.br/dor-de-cabeca/mitos-e-verdades/40-enxaqueca-ou-dor-de-cabeca

Wikipédia, em http://pt.wikipedia.org/wiki/Cefaleia

0 thoughts on “Enxaqueca, cefaléia, etc… Ai que dor de cabeça…

  1. Verdade eu tinha muito dor de cabeça todo dia,ai fui no medico fiz uns exames e descubri que tenho um adenoma na hipofise que seria a causa da minha dor,agora to em tratamento e as dores acabou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *