IML libera corpos dos jovens vitimas do acidente aéreo de Bueno Brandão

Delegado Flavio Tadeu Destro ladeado pela medicas legistas Flavia F.C.Barra e Tatiana T.K. de Matos durante coletiva...

Delegado Flavio Tadeu Destro ladeado pelas medicas legistas Flavia F.C.Barra e Tatiana T.K. de Matos durante coletiva…

O acidente fatal aconteceu ao meio dia desta quinta, 19. Às seis da tarde os peritos criminais da Delegacia Regional de Pouso Alegre concluíram os levantamentos no local, uma mata fechada no bairro da Torre, a dez quilômetros do centro de Bueno Brandão. Às dez da noite os corpos de Eduardo Laurentiz Caiado Castro, da esposa Julia de Salles de Caiado Castro, de Eduardo Martinelli e da noiva Talita Mariana Fornel chegaram ao IML. A necropsia, uma das mais complexas já feitas pelo IML de Pouso Alegre, devido às mutilações causados nos corpos, durou três horas e meia. Foi realizada pelas medicas legistas Tatiana T.K. de Matos, Flavia F.C. Barra e Paulo Valdir, com ajuda de dois auxiliares. O próprio delegado regional Flavio T. Destro acompanhou parte da necropsia. Mais tarde ele falaria à imprensa sobre o caso.

Nem todos os corpos tinham os dedos intactos, o que impossibilitava a identificação através das impressões digitais. Informações dos parentes foram de suma importância na identificação. O pai do piloto Eduardo L.C.Castro chegou ainda na quinta ao IML trazendo informações pessoais sobre o filho. Eduardo Martinelli, 25, noivo de Talita, foi identificado através de uma tatuagem que ele trazia no único pé que ficou intacto, comparada depois com a fotografia fornecida pela família.

Às onze da manha desta sexta feira, 20, o delegado regional, durante coletiva à imprensa assessorado pelas medicas legistas, falou sobre o trágico acidente e seus desmembramentos. Segundo Destro, o local do acidente em Bueno Brandão continua preservado à disposição do Cenipa, órgão da aeronáutica, que fará a investigação buscando identificar as causas da queda do avião. O laudo da policia técnica deverá ficar pronto em quinze dias e os de necropsia em dez. Logo após a entrevista, às onze meia da manhã, após confrontar as informações prestadas pelos familiares, os corpos foram liberados para sepultamento em suas respectivas cidades.

A rapidez e eficiência dos trabalhos dos peritos criminais e das medicas do IML e seus auxiliares mostram que a PC aos poucos está mudando… Para melhor. Mudando principalmente na mentalidade ao atender com rapidez os casos apresentados, buscando minorar o sofrimento das pessoas com a perda dos seus entes queridos, trazendo um pouco de simpatia à policia.

Há menos de um ano o IML de Pouso Alegre contava com apenas uma medica legista de carreira e um medico legista ‘ad-hoc’, e um auxiliar de necropsia. Nos finais de semana os corpos que tinham que passar por necropsia tinham que fazer uma viagem para Itajubá ou São Lourenço ou vice-versa, – área de abrangência do 17º Departamento de Policia Civil – antes de seguir para o cemitério. Laudos às vezes demoravam meses para ficar prontos. Agora são três medicas de carreira e três auxiliares de necropsia. Um deles por sinal, esbanjando experiência e satisfação em trabalhar, embora já possa se aposentar! Se houver necessidade, um laudo de necropsia fica pronto no mesmo dia.

A menos de um ano um acidente aéreo como este de Bueno Brandão, com danos que impossibilitam a identificação dos corpos pela fisionomia ou digitais, daria muito pano para manga…!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *