Leitor troca livro “Meninos que vi crescer” por pedras de crack

DSC05498

Quando Marcinho Piolho ganhou seu livro autografado pelo ídolo, – “O reencontro do fã com o ídolo” 27 de setembro – não coube em si de contentamento! Parecia ter ganhado na Mega Sena! Saiu exibindo o livro para todo mundo na rua, nas lojas… Especialmente a dedicatória feita a ele; personagem do livro!
– Olha… Eu tô no livro “Meninos que vi crescer”! Ganhei do Chips. Autografado, veja…!
Por isso quando eu soube que ele havia trocado o livro autografado por duas pedras de crack numa boca qualquer do velho Aterrado, duvidei! Será? Para o usuário de droga trocar uma nota de dez reais, um relógio, um celular, uma bicicleta, um cordão de ouro ou uma motocicleta por uma pedra de crack, é rotina. Faz parte do cotidiano… Mas um livro autografado pelo ídolo! Com dedicatória e tudo? Isso é demais! Daqui uns anos quando o escritor ficar famoso, o livro poderá ser leiloado por uma fortuna ou ser doado ao museu da Academia Brasileira de Letras! Não acreditei…
Semana passada encontrei com ele novamente nas imediações da DP – Ele está sempre por ali, não sei porque! – e abordei o assunto indiretamente…
– E aí Marcinho… Já leu todo o livro? Gostou das historias?
Marcinho fechou o sorriso que trazia estampado no rosto por me ver, baixou a cabeça, recolheu-se à sua timidez, aquela mesma daquela manhã ensolarada quando atravessou a rua cabisbaixo para me pedir um livro, e ‘deu o serviço’…
– Êh, seu Chips… Não deu para ler tudo, não… Eu ‘tava lendo devagarinho, já estava na metade. Aí fui mostrar para os amigos lá na ‘baixada’. Eu ‘tava’ empolgado! Aí bateu uma fissura, cara! Acabei trocando o livro por duas pedras…
Para aumentar ainda mais seu constrangimento diante do ídolo, fiz cara de ofendido e lancei uma piadinha negra.
– ‘Ta de brincadeira, Marcinho! Um livro com dedicatória! Com meu autografo e você trocou por apenas duuuuuas pedrinhas!
– Desculpe seu Chips! Eu ‘tava abraçado com a loira! E bateu aquela fissura… Tava todo mundo doido para ler o seu livro. Quando vi eu já tinha trocado! Voce sabe como é! Nóia não tem juízo… Voce compreende, não é?
Compreendo Marcinho. Compreendo. Na hora da fissura o nóia troca qualquer coisa. Tem gente que troca emprego, carro, saúde, dignidade, cueca – o que vai dentro da cueca! – e tantas outras coisas…! Aliás, você mesmo já trocou casa, carrões e até empresas por pedras! O que é um simples livro de crônicas policiais escrito pelo blogueiro Airton Chips, não é mesmo? Até que você trocou bem! O livro novinho, fechado, nas livrarias custa R$ 29,90… O seu já estava ligeiramente encardido, um pouco amarrotado e você trocou por duas pedras, equivalente a R$20. Até que você trocou bem… É pena que você não poderá ler o restante das cinquenta crônicas que estão no livro. Não saberá como as historias de tantos amigos seus terminaram…
Vendo que minha bronca não era assim tão severa, Marcinho se animou.
– Não Chips! Eu vou comprar outro! Vou juntar uns trocados por aí e vou comprar outro! Eu já vi lá na banca do Ernani!
E, deixando aflorar a espirituosidade habitual, – ele é alegre, apesar de tudo – ficando mais à vontade, recuperando a cor menos pálida do rosto marcado pela vida desregrada, Marcinho jogou a cartada…
– Voce não me vende um com desconto não, seu Chips…?
Vendo Marcinho, vendo.
Voce é meu “fã numero 1”. E além do mais é personagem do livro!
Vou te vender um exemplar do livro “Meninos que vi crescer”, fiado… Sem prazo para pagar! O dia que você se curar das drogas e voltar para sua vida de anos atrás; o dia que você retomar seu trabalho, recuperar não as empresas que você perdeu para as drogas, mas ao menos a saúde… O dia que você vencer as drogas, você me paga o livro. Ele foi escrito para isso… Para mostrar a luz no fim do túnel e trazer força às pessoas que se deixaram vencer pelas drogas!
Não tenho pressa em receber… Mas espero que você e tantos outros “meninos” se agarrem à “Luz” e consigam sair do túnel negro das drogas!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *