Parque Zoobotanico de Pouso Alegre homenageia ambientalista

Bonillo

A denominação que homenageia o ambientalista e ex-chefe do Ibama professor Fernando Bonillo foi aprovada pela Camara Municipal da cidade na sessão da ultima terça feira, 25. O projeto de autoria da vereadora Lillian Siqueira foi aprovado por unanimidade por seus pares.
Fernando Afonso Bonillo Fernandes era Mestre e Doutor em engenharia florestal pela Universidade Federal de Lavras – Ufla – com especialização em agricultura, ciências do meio ambiente com ênfase em biologia; era professor do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Vale do Sapucai – Univás – em Pouso Alegre. O ambientalista era chefe da unidade regional do Ibama em Pouso Alegre e uma das principais referencias em meio ambiente no Sul de Minas. A formação acadêmica no entanto, diz menos do que foi o homem… Fernando Bonillo era apaixonado pela natureza. Símbolo e legitimo defensor do meio ambiente. Sua figura alta, séria e agradável, sem ser sisuda, era presença constante, inclusive, na delegacia de policia resgatando e amparando animais de toda espécie apreendidos em poder de caçadores e malfeitores. Resgatou e devolveu à natureza centenas, milhares de aves indefesas e outros bichos. Fernando Bonillo morreu no dia 01 de outubro do corrente vitima de câncer, aos 58 anos.
Importante remanescente da Mata Atlântica e considerado pelas autoridades ambientais como Unidade de Conservação de Proteção Integral, o Parque Municipal de Pouso Alegre à noroeste do município, está localizado ao lado de um complexo montanhoso denominado Serra do Santo Antonio, interligado de forma contígua à Reserva Particular Mata dos Sabiás e à Reserva Florestal do 14ª GAC. Formam juntos um maciço de aproximadamente 350 hectares de florestas e montanhas. Possui ainda uma área de uso publico de cerca de 12he destinada a atividades de educação ambiental, lazer e recreação para a população – será que existe um pousoalegrense que não conhece o antigo Horto Florestal da cidade? – além de dois lagos de quase quatro hectares de espelho d’agua. O acesso à área de lazer é feito através de uma alameda asfaltada circundada por pinos plantados quando da construção do parque em 1971.
O espaço representa um importante reduto para diversas espécies de animais, incluindo espécie da mata atlântica ameaçadas de extinção. Abriga um viveiro de mudas de varias espécies e frondosas arvores centenárias. A poucos metros da área de lazer reina um imponente Jequitibá de mais de 500 anos. Reserva florestal com diversidade biológica, com trilhas para caminhada junto à natureza, com animais, aves, plantas, lagos e recreação aberta ao publico, a 4,5 km do centro da cidade, o espaço é considerado um monumento natural paisagístico. O parque que a partir de agora passa a chamar-se Parque Natural Municipal “Prof. Dr. Fernando Afonso Bonillo Fernandes” é uma sala de aula a céu aberto para quem queira ensinar ou aprender sobre a natureza e sua preservação.

Logo na entrada do parque a criança já sente que é bem vinda...

Logo na entrada do parque a criança já sente que é bem vinda…

Nenhum logradouro publico seria mais apropriado para homenagear aquele que foi um dos maiores defensores do meio ambiente. Fernando Bonillo, que conheci molecão, alto, esguio, com cara de menino estudioso, nos anos 70 na Rua Adalberto Ferraz, e vi desfilar nos últimos anos com a autoridade de quem sabe o que quer e sabe o que faz está no lugar que pediu à deus para viver a eternidade! Como disse hoje pela manhã um delegado quando falávamos de sua figura publica: “Fernando Bonillo era o homem certo, no lugar certo”!
Mudou de dimensão, mas continua no lugar certo!
 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *