Chefe de Policia Civil agora é cidadão pousoalegrense

João Eusebio Cruz, agora cidadão Pousoalegrense e as medicas legistas Josiane Pollini e Tatiana Telles Koeler de Matos...

João Eusebio Cruz, agora cidadão Pousoalegrense e as medicas legistas Josiane Pollini e Tatiana Telles Koeler de Matos…

A convite do Vereador Paulo Valdir, que indicou o delegado João Eusébio Cruz para receber o titulo, fui prestigiar meu ‘chefe’ na seção solene da Câmara Municipal, que homenageava as 18 personalidades versão 2014. O titulo é um reconhecimento pelos bons serviços prestados pelos cidadãos e cidadãs à municipalidade. Os homenageados são pessoas nascidas em outras plagas, mas que, uma vez tendo escolhido Pouso Alegre para viver, emprestam um pouco de sua vida pessoal e profissional na busca e realização de melhorias na qualidade de vida das pessoas à sua volta. A maioria destes títulos tem conotação politica. Serve para engrossar currículo. Mas alguns realmente fazem jus à honraria pelo desprendimento, esforço profissional ou pessoal e amor que dedicam ao próximo.
Durante a apresentação dos homenageados, seus currículos e suas obras, no telão, fiz uma curiosa constatação: embora trabalhe com o publico em Pouso Alegre desde 1969 e esteja ativamente na mídia nos últimos trinta, além do empresário Drauzio Brito, que aportou em Pouso Alegre com a família antes da minha chegada década de sessenta, da educadora Celina Aparecida S. da Costa mãe da amiga de meus filhos, do radialista Toni Padua, que conheço desde seus primeiros passos na Supermercado Fonseca da Com. Jose Garcia e depois colega de Radio Difusora, seja no seu próprio programa musical ou fazendo sonoplastia para o meu programa esportivo e policial e do delegado João Eusebio, que ingressou na policia dois anos depois mim, não conheço mais ninguém…
Mas é evidente que o desinformado sou eu!
A solenidade de entrega do titulo foi abrilhantada pela ‘camerata’ do Conservatório Estadual de Musica Juscelino K. de Oliveira com três belas musicas entre elas nosso Hino Nacional e naturalmente pela presença maciça de amigos parentes e convidados dos homenageados. Começou como toda solenidade publica com 45 minutos de atraso. Mas ia bem! Até que a jovem mestre cerimonia, como planejado, deu a palavra ao homenageado Sergio Pedini para falar em nome de todos. A partir deste momento a solenidade virou comício do PT, mais propriamente comício da Dilma. Aliás o Sr. Pedini se afastou tanto do tema, que era ressaltar o trabalho social dos colegas homenageados e dele próprio, que até o prefeito Agnaldo, embora petista e naturalmente dilmista pareceu desconfortável no centro da solenidade. O auge da pieguice inoportuna do discurso governista foi quando o Sr. Pedini, chamado a atenção do prefeito disse:
– Muito me admira, Sr. prefeito, que somente em 2009 Pouso Alegre tenha recebido um unidade do Ifsuldeminas?
Faltou virar para a plateia, apoiar o cotovelo no púlpito, retirar o óculos como faria o folclórico Clecio Ribeiro no programa do Silvio Santos e perguntar:
– Como vocês pousoalegrenses viveram até 2009 sem o Instituto Federal, como vocês viveram até 2009 sem o PT!?!?!?

Vere. Paulo Valdir, este colunista, sua esposa Tatiana e Josiani Polinni

Ver. Paulo Valdir, este colunista, sua esposa Tatiana e Josiani Polinni

E os discursos fora de contexto continuaram: Depois de Pedini exaltar parte das sete maravilhadas do mundo petista e deixar claro nas entrelinhas que o único numero que pode ser colocado nas urnas no próximo domingo é o 13, tudo isso em nome dos 18 homenageados que a esta altura já torciam o nariz, foi a vez do vereador Hélio da Van falar… Também em nome dos vereadores que escolheram seus homenageados. Com isso ele fez com que todos os catorze colegas do legislativo abraçassem a causa animal. O auge da fala do nobre vereador, com quem brindei umas loiras geladas em minha casa em Santa Rita anos atrás, foi quando ele voltou todos os holofotes para o prefeito e o presidente da casa legislativa à sua esquerda, impostou a voz e perguntou, e repetiu a pergunta em tom solene:
– Você sabe Agnaldo, você sabe Gilberto… quantos parlamentares no Brasil defendem a causa animal???
Depois de três segundos ou quatro, com o plenário em suspense prendendo a respiração para ouvir a resposta; depois que o alcaide e o presidente da Camara fizeram um discreto movimento horizontal com a cabeça, ele mesmo, Helio, voltando para a pleiteia respondeu:
– Eu também não…!!!
Mas no fim, ao citar Dalai Lama e um dos seus mais profundos pensamentos: “Só existe dois dias no ano em que não podemos dar uma pisadela no tomate”: “Ontem e amanha”, meu amigo Helio acabou por salvar seu discurso!
Na verdade quem salvou mesmo os discursos da noite dos homenageados foi o prefeito. Ao usar a palavra Agnaldo foi claro, curto e filosófico como convém a um professor de sociologia. E dispensou todo mundo para os abraços e para os come & bebes do Bufet Viena…
Aos novos cidadãos pousoalegrenses ‘intitulados’ nesta sexta feira, Celina Aparecida Siqueira da Costa, Fabiano Souza Sales, Roberto Romanelli Barata, Rosana Cezar, Toni Padua, Paulo Bontempo, Drauzio Brito, Jose Roberto da Silva, Padre João Luiz Ferreira Peçanha, Raimundo Leão, Jose Antonio de Azevedo, Ademir Camilo Prates Rodrigues, João Eusébio Cruz, Jailson Vieira, Dirceia Cassemiro Pereira, Anderson Wong, Sergio Pedini e Alexandre Ribeiro de Almeida… cidadãos de coração, por escolha, cidadãos que dão a vida para melhorar a vida dos outros! E outros nem tanto, cidadãos que ha anos aportaram nesta ensolarada terra do Mandu e outros que há dois nem sabia da existência de Pouso Alegre, como o Sr. Wong, congratulações deste Blog.
Congratulações especiais ao nobre Chefe do 17º Departamento de Policia Civil de Pouso Alegre, João Eusebio Cruz, nascido nas terras de Campo Místico de Bueno Brandão, mas que, com hombridade e muito esforço zela pela segurança publica de Pouso Alegre e região. Parabéns também ao amigo radialista Toni Pádua, nascido nas montanhas de Ipuiuna para vencer em terras manduanas com simplicidade, com seu carisma, com suas mensagens de otimismo através do radio!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *