Policia Militar enxuga gelo na Vicente Simões

DSC04854

A bela Avenida Vicente Simões ha quarenta anos era apenas um pasto de fazenda cortado pela deserta linha férrea da Rede Sul Mineira de Viação, cujo trem de carga e passageiros por ali passava duas vezes por dia. Hoje a principal via de acesso ao centro da cidade que mais cresce no Sul de Minas abriga um eclético comercio, especialmente de barzinhos dançantes frequentados pela galerinha de quinze a vinte e poucos anos.  E, com a radical e necessária transformação vieram também os vícios sociais. Por onde a poucas décadas passava a lenta e barulhenta Maria Fumaça soltando seu canudo de fumaça preta atrás do som estridente do seu apito a 20 ou 30 km por hora, hoje passam carros e motos a 100, 120. Meses atrás um carro tentou passar por ali a 120h! Parou bruscamente com a cara no chão quando um poste desavisado entrou na sua frente e teve as pernas, quero dizer, a base decepada.

 Desde que a bela e curvilínea avenida separada por canteiros sombreados por Ficus tornou-se point da juventude no inicio dos anos 1990 muita coisa negra ali já aconteceu. Há oito anos, após discutir com um moço que fazia xixi em seu muro um cidadão exaltado sacou um trezoitão e abriu fogo. O mal educado que no mínimo praticava atentado ao pudor saiu ileso… Mas a bala do vizinho nervoso fez uma vitima! Acertou um jovem estudante e tirou-lhe a vida. Ano retrasado um jovem concursando da policia entrou em atrito com os próprios colegas em um dos barzinhos! Em meio ao trololó ele sacou sua ‘autoridade’:

DSC04851

– Ei! Com quem vocês acham que estão falando? Eu sou delegado de policia! – E foi até seu carro estacionado lá fora buscar seu trabuco para por fim à discussão – que segundo me disseram ele provocara ao ser inconveniente com uma garota do grupo – E o detalhe interessante é que ele nem era policial!Estava ainda realizando as varias fases do concurso! E mesmo assim passou na investigação social, fez Acadepol e se tornou delegado de policia!

Também no ano retrasado o “Jê”, ao envolver-se numa briga de amigos, recebeu um tiro na cabeça. Durante varias semanas ficou cutucando indeciso a porta de São Pedro, até que finalmente deixou a UTI do Hospital Regional e hoje goza de razoável saúde no velho Aterrado.

No ano passado um detetive de policia estava numa roda de amigos tomando seu Red Label quando de repente a garrafa sumiu da mesa. A garrafa da bebida destilada que eu não quero nem de graça foi encontrada debaixo do banco do carro de um amigo comum. Que ousadia! Roubar do proprio amigo? E ainda por cima policial! O amigo da onça recebeu pulseiras de prata e foi sentar-se ao piano do delegado de plantão no meio da madrugada…

Esta é a famosa Avenida Vicente Simões, porta de entrada rápida da cidade! Cartão de visitas de Pouso Alegre, onde a galerinha jovem se reúne em datas festivas para abraçar a loira gelada, a katia…ça e naturalmente a erva marvada e outras drogas mais fortes! Apesar da grande e eclética malha comercial, a rápida avenida abriga também escritórios, clinicas e residências. E por causa de alguns rabos expostos em via publica no meio do madrugada – e às vezes até mesmo à luz do dia, como no caso do assassinato do jovem há oito anos – é que a porca torce o rabo! Quem mora na avenida e imediações tem que conviver com o barulho dos carros e motos, com o burburinho – para não dizer algazarras – e com pessoas noiadas e chapadas fazendo xixi em seus muros.

Robert Jose Rodrigues: Fez 18 anos em maio.

Robert Jose Rodrigues: Fez 18 anos em dezembro.

Um morador do local contou-me que outro dia uma jovem arriou as calças, abaixou-se e fez suas necessidades solenemente debaixo da sua janela. Ao ver a desaforada cena o dito morador encheu um balde com agua e jogou pela janela. Mesmo molhada a jovem continuou impassível abaixada, molhada debaixo de sua janela com a calcinha na mão – será que estava mesmo de calcinha? – fazendo necessidades… Talvez tentando entender como o xixi que saia quente por baixo estava caindo frio em sua cabeça!

Como o combate ao uso e trafico de drogas vai muito além do âmbito da segurança publica, resta a policia ‘enxugar gelo’ na Vicente Simões e adjacências. Na ultima sexta aconteceu mais um episodio desta natureza. Estavam os homens da lei fiscalizando o cumprimento da Lei Seca, quando um amigo oculto informou – aliás, exigiu providencias – que um grupinho de quatro garotos assim assado estava numa travessa paralela vendendo drogas. Quando os policiais se aproximaram do quarteto na Maria Cid Cobra, um deles fez o gesto típico de atirar longe um patuá de “Snecném” – se não esta comigo não é meu! – Eram 20 barangas de farinha do capeta. Na algibeira de um deles havia outro patuá com 15 barangas da mesma droga. Como não era possível afirmar de quem era o “Snecném” dispensado no chão, o quarteto todo recebeu pulseiras de prata e foi sentar-se ao piano do delegado de plantão na DP.

Valdinei Jose Rodrigues: Fez 18 anos em

Valdinei Jose Clemente: Fez 18 anos em maio…

Dois dos integrantes do quarteto eram “dimenor”!  P.H.D. da Silva e G.S.Alves, moradores do velho Aterrado tem apenas 15 anos, por isso assinaram o 33 na presença das respectivas mamães, como manda o ECA e voltaram para casa – será que foram para casa mesmo, ou voltaram para o local do crime? – Valdinei Jose Clemente, 18 morador do Cidade Jardim e Robert Jose Rodrigues, 18 morador do Chaves, assinaram o 33 e foram se hospedar no Hotel do Juquinha.

Esta foi mais uma operação bem sucedida contra o trafico de drogas na Vicente Simões… Mas ainda há muito gelo para enxugar! Por ali emerge um iceberg…!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *