Detetive é espancado no Andurah…!!!

Você que passou agora a pouco pela avenida Tuany Toledo e viu um tumulto de parar o transito, não se apavore… Não estavam servindo loiras geladas de graça, não era a catarinense Ingrid Migliorini de um milhão e meio de reais desfilando nua depois de vender a virgindade ao milionário japonês e nem era Sebastian Vettel comemorado o tricampeonato de formula 1…!

Era apenas o proprietário do local sendo preso!!! Depois de espancar um policial civil…!!!

O tumulto de fechar o comercio – literalmente -aconteceu porque, depois de agredir a socos e pontapés, o detetive Renato da policia civil, os detetives Teobaldo, Prado e Elon, que estavam no local como clientes, deram ‘’voz de prisão’ em flagrante ao comerciante Lucas Gambogi Antunes, proprietário do estabelecimento. Seus funcionários e amigos tentaram impedir sua prisão!

As causas da agressão súbita e violenta ao detetive ainda não foram explicadas.

A policia militar foi chamada ao local, mas os próprios policiais civis que prenderam Lucas o conduziram para a delegacia de policia. Neste exato momento, onze da noite Lucas está sentado ao piano do delegado de plantão Gilson Baldassari para explicar o destempero.

O tumulto continua defronte a delegacia da policia civil. Dezenas de clientes, amigos e advogados estão tentando evitar que Lucas seja preso…

Desnecessário…!

Não temos  informações sobre a gravidade da lesões sofridas pelo detetive Renato, mas o crime do comerciante, quaisquer que sejam os motivos, se enquadram na Lei 9.099, ou seja: ele vai apenas assinar um TCO e será liberado pelo delegado.

Esta é a versão dos policiais que prenderam o comerciante Lucas. Logo mais teremos as versões do policial agredido e do comerciante agressor.

Versão de “Anonimo” que disse que estava no local e presenciou os fatos.

“Bêbado, o Policial Civil começou a assediar os clientes do Andurah e incomodar as pessoas que estavam na casa, foi convidado por um garçom, educadamente, a se retirar da casa, o mesmo fez o dono do estabelecimento, o que revoltou o policial embriagado. O policial partiu para agressão e o dono do Andurah reagiu”.

0 thoughts on “Detetive é espancado no Andurah…!!!

    • vergonhoso nao sao moleques e nem jovens iresponsaveis se tratao de adultos melhor dizendo velhos iresponsaveis que deveriao dar exemplos de boa comduta.

      • hj o proprietario do andurah ainda esta sendo ameaçado pelo policiais civis em anonimo deixando o em panico ….
        pelo fato dele nao ter ficado preso …
        quem deveremos chamar agora para controlar a situaçao sendo q os proprios policiais civis aproveitam do seu cargo para fazer vingança ilicita …

  1. É assim mesmo, queria ver se fosse um simples cidadão que tivesse apanhado, a polícia como sempre apareceria 4 horas depois, mas como se tratava de um detetive da polícia civil, a história é bem diferente.

  2. Quando tem vagabundo vendendo crack na porta da minha casa e eu chamo a polícia eles também não aparecem, afinal demonstram total desinteresse em solucionar o problema.

  3. certeza que o tumulto não foi de graça, e certamente os policiais civis não estavam a serviço e pq prenderam o comerciante!!!!!!! para beber estão de folga, para prender e espancar os outros estão a serviço é brincadeira. Foi briga de bar deveria ter sido apaziguado como a policia apazigua todas as brigas só pq a pessoa q apanhou e um policial civil precisa desse estardaliaço, e digo mais estava presente e o PC nem apanhou tanto assim , só alguns socos na cara e alguns ponta pés normal na matéria não cita q os policiais sacaram arma e tudo mais… todos visivelmente embreagados a policia deveria ter vergonha e vc como um PC aposentado, e jornalista deveria presar pelo principio da isonomia e não puxar só pelo lado dos policiais suas criticas deveriam ser neutras e reportar as duas partes. Que vergonha.Não sou amigo de nenhuma das partes envolvidas mas estava na mesa ao lado e presenciei a presepada toda, os dois envolvidos estão errados e foi ridiculo a atitude dos dois envolvidos e os demais policiais ridiculo nao deveriam estar em um bar!!!

    • Estimado leitor Dr. Carlos Augusto,
      Seu comentario é por demais complexo,’apaixonado e rançoso’ com relação à policia. Demandaria um debate de algumas horas…
      Vou me ater a apenas dois pontos, àqueles que se referem à minha pessoa:
      *A questão da isonomia… Em nenhum momento na aludida materia se faz juizo de valor. No entanto é necessario lembrar que agressor é quem pratica a primeira ação, o revide contrario é ato de defesa. Se houver excesso da defesa, aí ja será outra historia. O espaço está aberto a ambas as partes para colocar suas versões.
      *Quanto aos policiais “… não deveriam estar em um bar!!!”, tem certeza de que é isso mesmo que o sr. quer dizer? Policiais não são cidadãos, não são dignos de frequentar um bar…?!?!?!?
      Abraços.

      • Estava presente no local e presenciei tamanha arbitrariedade, e só vi arrogância mostra o despreparo de um pobre policial embreagado que saca sua pistola e faz ameaças visivelmente embreagado, não sou contra PC frequentarem bares sou contra pessoas despreparadas estarem armadas em bares.Estou aqui aproveitando seu espaço super democrático para expor meu ponto de vista e falar com todas as propriedades tudo que presenciei , e como seu leitor diário digo que o senhor foi super infeliz no titulo de sua matéria e no conteúdo também como jornalista acredito que deva aceitar críticas!!!Aquele pobre policial cidadão são dignos de frequentar um bar sim , mas no estado em que o próprio se encontrava ele não é digno de servir e proteger a população e principalmente andar armado, a atitude do policial foi ridicúla. Essa é a humilde opinião de um leitor e admirador de suas crônicas policiais, mas deve aceitar que o policial falhou sim, e nossas críticas são para que seu blog cada dia fique melhor!!! não é só minha opinião…

    • Dr. Carlos Augusto,

      A lei não permite aos policiais essa opção de “estar em serviço ou não”; o cidadão comum diante a pratica de ato ilicito tem a faculdade (caso não entenda. pode escolher se faz alguma coisa ou não), os Policias não tem essa faculdade, eles são obrigados a agir. Por esse motivo não existe esse negócio de estar a serviço ou não. Policial não é policial apenas 8 horas diárias, policial é policial 24 horas do dia.

      • eu ia dizer isso, mas você falou tudo!
        o mais engraçado, é que ninguem fala sobre a atitude do dono do local…
        se um cliente está incomodando, ele simplesmente tira o cara de lá na base do tapa?! quantas vezes mais ele não deve ter feito isso? quem é ele pra sair agredindo todo mundo?
        deu azar de fazer isso com um policial…e, que embriagados ou não agiram certo dando voz de prisão ao agressor….

      • Grande coisa! Médico é médico 24 hras por dia tmb…até ai, ngm se poupa em fazer criticas pesadas a ele! A policia tem que começar a ter limites…e isso foi uma falta de limite SEM justificativa…ponto! Parem com essas manias de querem que tds batam continencia (até a PC tem mania disso). No fim das contas isso é sindrome do pequeno poder.

    • ha só podia ser….. então quer dizer que esse jornalista que puxa tanto o saco da PC é um aposentado da gloriosa. Coitado tem que ficar o tempo todo babando ovo pra não ser esquecido pelos colegas.

    • Dr. Obrigado por sua opinião .olha que coinsedecia meu filho tambem passou por um caso semelhante no chão selvagem o detetive estava bebado com três colegas tambem policiais civis alguem feriu o deteti juliano e ele sacou sua arma e atirou na cabeça de meu filho e depois golpiu com a arma na sua flot conhecidecia ele tambem se chama LUCAS.so que as marcas a t hoje são tristi ele trabalhava na yamaha do lado do fato ocorrido no domingo . Pedimos justiça que as armar de policiais que sai a noite para abuzar de sua autoridade e ameaçando a populaçao ministerio pubrico tome providecia deses fatos lamentaveis abraços!!?

  4. Chips, bom dia….eu estava la e vi tudo…..o motivo a principio não sei exatamente qual foi….mas a agressão ocorreu por ambas as partes…portanto nao acho justo vc colocar o titulo como Detetive espancado no Andurah e sim…Detetive se envolve em confusão no ANdurah….pq ambos ficarem feridos….e outra situação que achei errada….foi que o Detetive Renato quando estava nervoso sacou sua .40 da cintura e começou a dizer que tinha arma……num ambiente onde havia varias pessoas inclusive crianças…….

    • Olá ‘anonymus’, bom dia…
      Vou me abster de comentar cada topico do seu comentario… Deixarei isso a cargo dos leitores. Mas concordo com voce num topico; O titulo “Detetive se envolve em confusão no Andurah”, de fato seria mais apropriado.
      Abraços.

    • DE QUE FORMA UM AMBIENTE ONDE SE PODE BEBER COM BEBIDA LIBERADA E A NOITE SE PERMITE A PERMANÊNCIA DE CRIANÇAS?
      SÃO OS PAIS IRRESPONSÁVEIS OU O PROPRIETÁRIO?

  5. Airton Leao Lobo Chips, voce como sempre parcial na informações, puxa saco de policia. Um dia quem vai ser espancado, vai ser voce, de tanta merda que faz em suas colunas difamadoras e caluniosas. Acompanho o seu blog pra dar risada, pois não é um coluna policial, é uma piada. E não passa de um pseudo escritor. Se voce é mesmo amigo da policia( ou mais um puxa saco ) procure Hackear meu cpu. Vai ter uma grande surpresa em saber quem sou eu. E um dia vou te explicar porque me rebelei contra sua pessoa

    • Olá Menino “que vi crescer”…
      Voce ja me disse quem é.
      Eu não tenho culpa das ‘derrapadas’ das pessoas… Eu apenas as publico. Não tenho culpa se voce ‘derrapou’! Voce conhece meu lema: “Se vove não quer que seu nome apareça… não deixe que o fato aconteça!”…
      Posso ser espancado, sim, Menino “que vi crescer”, pois qualquer pessoa está sujeita a covardia. Mas voce sabe que eu jamais daria motivos.
      Fique a vontade para desabafar sua magoa contra mim. Use meu email ou mesmo essa pagina, se preferir. Vai te fazer bem à alma.
      Abraços, garoto.

  6. Realmente essa matéria é totalmente parcial escrita por esse pseudo jornalista, e ex policial civil , por isso a tendência em sempre maquiar os acontecimentos reais, enaltecer a atuação de uma policia corrupta, classista, e ja completamente desacreditada na cidade de pouso alegre, frequentes são as queixas de extorsão, cobranã de propida , o famoso ” arrego”, policiais que ganham da secretaria de segurança pública uma merreca de r$1900,00 moram em casas em bairros nobres, possuem automóveis caros topo de linha, sitios , patrimônio, não generalizando, mas é notório que a policia é uma instituição decadente pois a autoridade foi deturpada, ao invéz do bem comum , os agentes procuram o bem pessoal e a fama.
    utilizam-se de sua autoridade para sobresair fisicamente àos outros cidadaos de bem , praticar excessos,
    o empresário que se insurgiu ao nao compactuar com tamanha arbitrariedade dos policiais é colocado como bandido.
    o que vejo num futuro proximo é a sociedade civil se revoltar e reagir ,hostilizando e não aceitando a presença policial nos locais, como ja acontece nesse estado tão critico em são Paulo

    • Olá Elaine Amandasilvestre,
      A aludida materia relata unicamente o ocorrido… Não diz em poonto algum quem está certou ou errado.
      Mas voce, sim. Voce diz um jacá cheio de tolices, um nonte de frases feitas, de ‘lugar comum’, de ouvi dizer. De coisas que podem levá-la a ter que se explicar judicialmente.
      Voce não conhece nenhum policial, nem o bom e nem o ruim, não sabe nada da vida deles…está apenas repetindo comentarios pejorativos de pessoas que ja se envolveram com a policia, por infringir a lei.
      “… o que vejo num futuro proximo é a sociedade civil se revoltar e reagir, hostilizando e não aceitando a presença policial nos locais,…”!!! Que escola voce frequentou? Em que país voce vive, Elaine amandasilvestre?
      Abraços do policial aposentado e pseudo jornalista, minha querida Amanda.

      • “Era apenas o proprietário do local sendo preso!!! Depois de espancar um policial civil…!!!”

        “As causas da agressão súbita e violenta ao detetive ainda não foram explicadas.”

        O relatado por você no texto é totalmente divergente do que viram as pessoas presentes no local.

        Bêbado, o Policial Civil começou a assediar os clientes do Andurah e incomodar as pessoas que estavam na casa, foi convidado por um garçom, educadamente, a se retirar da casa, o mesmo fez o dono do estabelecimento, o que revoltou o policial embriagado. O policial partiu para agressão e o dono do Andurah reagiu.

        Foi isso que todos que estavam lá presenciaram, com isso, muito do que escreveu não condiz com a realidade.

    • São todos um bando de playboys defendendo um lugar que dizem ‘status’ da classe alta pousoalegrense.
      Os playboys e patys vão defender seus puxa-sacos até o fim. É sempre assim, quando você aborda um maconheiro, enche de seus súditos para tira-lo e leva-lo embora. Aconteceu muitas vezes comigo, principalmente nas cidades circunvizinhas, onde muitos se acham os donos de tudo e acima da lei. Aqui em PA city não foge muito disso.
      O fato é que agora vai surgir vários playboys defendendo seu amado. Puxa-sacos que precisam aparecer para sobreviver. Dúvido muito, se aqui estivesse correndo uma campanha para ajudar uma familia necessitada, alguém iria comentar e dar a cara para bater.
      Hipocritas são isso que são!
      Ninguém está acima da lei. O dono foi preso pois se mostrou arrogante e com as amizades elitizadas que tem achou que podia tudo. Inclusive bater na cara de um policial.
      É deste jeito que os bam-bam-bam de Pouso Alegre acham que é. Já fui praticamente humilhado por pessoas assim que não enxergam os pobres em sua função.
      Voces que não gostam de policia, quando acontecer alguma coisa com a familia de vocês, te roubarem ou fazerem seus filhos de refém. Favor chamem o Batman!

      • kkkk … essa de chamar o Batman foi engracada !! kkk
        Prefiro o HOMEM CUECA !!!

        ….

        Nao estava presente mas pelos relatos ficou obvio que o Gambe deve ter folgado bastantepra ser agredido pelo dono do bar !!!

    • a situação aqui somente não se deteriorou e se tornou como S. Paulo devido ao trabalho destes policiais que voce taxa de decadentes. O presidio local está cheio e os marginais não se apresentaram lá expontaneamente. Mas sempre tem lugar pra mais um

    • completamente desacreditada? Em que cidade voce vive? Quem prende dezenas de traficantes por semana, apura sequestro e homicidios? As pessoas de bem confiam na polícia, mas os traficantes e marginais não aceitam a lei e nem a Polícia.
      Basta ler os jornais.

  7. Também estava no local e o foi exatamente isto que o anonimus excreveu que aconteceu. Nunca vi tamanha arbitrariedade. So porque é policial acha que é melhor q os outros. Depois de incomodar algumas mulheres no local o policial foi convidado a sair e começou uma discussão. Após agrediu o gerente do bar que revidou e um monte de pessoas foram pra cima do PM. Não foi o Lucas que espancou o PM ele apenas revidou uma agressão. Se não bastasse, outro policial o Teobaldo, totalmente descontrolado tirou sua arma da cintura e ameaçou o gerente. Depois este mesmo policial deu voz de prisão e vez um escarceu no estabelecimento, até que conseguiu levar preso o Lucas. A Policia Militar foi chamada, porém a Civil agiu praticamente sozinha e com abuso de autoridade o tempo todo. Um absurdo. Antes de colocar uma noticias desta no ar, como um bom reporter, vc deveria apurar os fatos… Lamentável

    • É meu amigo Chips, achei que o povão iria se calar, mas não, as arbitrariedades policiais dos grandes centros estão vindo para nossa cidadizinha também, e é melhor as autoridades começarem a se adequar antes que comecem a morrer aqui também.

    • Isso mesmo…
      Esses policias civis de Pouso Alegre se acham de mais… Só porque são policiais acham que podem se embriagar e sair prendendo todo mundo quando estão bêbados… eu fui assaltado numa casa noturna de Pouso Alegre em um evento dos estudantes de direito e fui preso porque estava discutindo meus direitos com os seguranças do evento por um dos policiais citados nesse fato e mais outros dois que adoram se exibir (Diego e Rafael).

      • kkkkk são uns bosta mesmo.
        o negocio deles é fazer bico no bares de pouso alegre e apontar arma pros outros.
        Ai, porque será que esse reporter de interior não faz uma reportagem sobre os
        bicos que esses policiais fazem, ha esqueci, esse reporter é comprado.

    • “VC FOI ASSALTADO NA ZONA? FODA-SE!!!! SE ESTIVESSE NA IGREJA GARANTO QUE ISSO NÃO TERIA ACONTECIDO!”

      Na igreja cada entrega o que quizer,. RSRSRS

  8. Chips, com o tanto de comentários, percebi que seu blog está bombando mesmo. Isso sim é democracia, você poderia filtrar e publicar só os de seus interesses, mais não o faz. Por isso cada dia mais sou fã do blog e, nem o conheço.
    Queria sugerir um tema para você comentar, contar sobre o tal Fernando da Gata.
    Abçs.

  9. Chips nao tenho nada contra vc mas o q vc postou foi uma palhacada. Quando a populacao esta inteira a favor de alguem nao existe leis. Esse PC Merecia ter apanhado mais, porque se fosse com a sua esposa alguem mexendo vc certamente nao iria achar e nem dar vantagem para um cidadao de b que estava apenas trabalhando para divertir o inconveniente e impertinente policial. Ninguem vai ficar do lado da policia dessa vez a nao ser os corruptos que vivem apenas em um grupo fechado onde acham que por terem uma arma na cintura ou uma farda sao melhores que as pessoas que pagam seusalario. Se eu tivesse no local tinha ajudado a bater nesse PC, porque se ele nao esta a trabalho la ele eh apenas um cidadao comum que tem q respeitar as leis da sociedade. Portanto se for la denovo e fazer mais gracas toda sociedade vai tomar a mesma decisao e ele ou qualquer pessoa vai sair do mesmo jeito de qualquer local: machucado!

  10. Não é atoa que a corregedoria de Belo Horizonte está em pouso alegre- para depurar os fatos de “””extorsão na Fiança”” “”” Abuso de autoridade””” HEHEHEHE
    Não Vamos Menos prezar ninguém aqui …O fato é que o PC SE ALTEROU pq estava com umas a mais ….Exagerou na Dose do Andurah kkkkk …e O proprietario se exaltou Pq acha que manda nas pessoas só porque tem STATUS e dinheiro…
    Pagamos nossos impostos e mantemos os PC E PM PARA TRABALHAR POR NOS OOOO fato que o anduraH não tinha telefone para ligar p 190 e chamar a autoridade e Jornais e relatar o fato real!!!

  11. AH SACANAGEM AIRTON QUE TEXTO PEQUENO KKKK Mais esse dono do andurah e um bacana playboyzinho metido a besta,detalhe em galera por pouco essa historia se torno em tragedia,sabem por que Airton conta pra nos ai o q aconteceu logo em seguida perto do Bairro Belo Horizonte

  12. por que sera esses babacas que escrevem ANONIMO nao se identifica bando de bocós,os detetives na minha opiniao podem ter agido com maior poder mais atire a primeira pedra que nao faria o mesmo,vendo um amigo apanhar e nao fazer nada,tenha paciencia ne
    EU APOIO OS POLICIAIS

  13. Acho o seguinte nao estava no local e sim trabalhando, fazendo serviços de motoboy e vi tantas pessoas bonitas em frente a Delegacia que achei que estava tendo um coquetel ou algo assim. Ate pensei em entrar e pegar um autografo com o autor do Blog, mas estava com um cliente. kkk . Mas vamos ao fato. Penso em minha humilde inteligencia que há 15 anos trabalha profissionalmente na area de segurança privada e desde criança vivi meus 15 anos na cidade do Rio de Janeiro neste meio. Então ao meu ver os 2 estão errados. Mas o Policial como todo cidadão tem o direito de se divertir. Porém, digo, porém ninguem tem o direito de perturbar as pessoas com atos insolitos. E no meu modo de pensar, um Policial treinado e seja ele em qualquer esfera esta mais errado ainda em se envolver numa situação desta, onde deveria estar conduzindo de forma a apaziguar a situação e não em quase ocasionar uma catastrofe. Na cidade há alguns destes ” bambambans ” ou como queiram chamar com seguranças particulares devidamentes registrados e muitos clandestinos. Dai pergunto-lhes, se um destes protegidos se envolvem nesta consfusão e um destes seguranças começa a atirar. Estariamos agora vendo a noticia de muitas pessoas mortas. Agora não podemos generalizar por conta de um ou outro. Devemos nos ater somente aos fatos pra nao haver problemas futuros.
    Ja ouvi muito como dizem de policiais serem ruins e que seguranças privados nao fazerem nada, mas como ja dito aqui quando o bicho pega são os primeiros a serem chamados. Então temos que respeitar aqueles que dão a vida pra nos proteger e pra solucionar problemas que muita das vezes aos nossos olhos passariam despercebidos e pra aqueles que estão fazendo errado denunciarmos. 181 taí pra isso.
    Desculpe pelas tantas palavras, mas foram muitas coisas escritas na qual concordo e outras muitas não.

  14. Como sempre há os dois lados da mesma história. Não estava presente no momento, mas não é de hoje que os próprios clientes já relataram a insatisfação com o atendimento geral do estabelecimento que houve a confusão, em especial do gerente agressor/agredido. Eu assim como meus amigos já fomos tratados de forma insatisfatória, para não dizer outra coisa, por esse gerente. O atendimento do Andurah é comprovadamente ruim. Por se tratar de um lugar que está sempre com movimento, há aquela máxima de que se não está satisfeito não frequente o local, jogando no ralo os desejos e a opinião do cliente.

    Que há policiais que abusam da autoridade em demasia e confundem o lado pessoal com o profissional, há. Já não acho totalmente aceitável um policial frequentar um local público fora do serviço armado, quando menos utilizar da arma para intimidação. Mas que o gerente provavelmente não é santo, isso não é.

    Quem sai perdendo é o próprio estabelecimento. O que falta (faltava) para a polícia fazer um trabalho sério e verificar a venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos nesse estabelecimento e tantos outros frequentados por menores?

    • Isso é verdade. Mas se for verificar o referido estabelecimento ao pé da letra verá nao so neste mas em muitos outros sonegação de impostos, como é praticado no mercado. Pena que influencias ainda são mais validas que a lei Brasileira.

  15. Tá gente tudo bem que o policial civil estava totalment errado, mas daí ficar generalizando e pondo a culpa na PC já é injusto, tem vários policiais bons de serviço e que respeitam as pessoas. Os que estão tão revoltados com policia é pq já foram presos por estar “rezando” ou tiveram algum parente ou amigo que preso por fazer “caridade aos pobres”, acorda gente não devemos desmerecer o trabalho da polícia por causa de uns e outros, se o cidadão está tão cheio de razão e tão certo de seus atos, resolva seus problemas e de seus amigos e parentes, não liguem para o 190 ou vá até uma delegacia para buscar a solução.

  16. Chips, não sabia que vc já tinha postado a historia do Fernando da Gata, fui até o post e li, excelente matéria. Sanou minhas duvidas de boatos que já ouvi.
    Abçs.

  17. Prezado Airton Chips, Bom dia!

    Sou advogado militante na Comarca, formado juntamente com seu filho Marcelo e amigo também do Diego, pessoas fantásticas!
    Sempre gostei de seus textos, que contem um humor peculiar, do qual gosto bastante. Mas ultimamente o amigo, nos textos em que há envolvidos policiais civis, tem relatado os fatos com extrema parcialidade e com certas bizarrices.
    Tenho amigos nas policias civis e militares, grandes amigos por sinal, e com certeza nenhum deles pactuam com as atitudes anteriormente narradas.
    Como no episódio de Cachoeira de Minas, onde o Sr. afirma que a famosa carteirada é legal, mesmo quando o policial vai ao estabelecimento somente para se divertir! Isso é um absurdo, essa pratica vergonhosa que beira a extorsão, deve ser banida!
    “No Brasil, depois que Gerson, ex-jogador de futebol disse: “É preciso tirar vantagem em tudo, certo?”, virou mania dos sabidos achar que todo o resto é besta. O gesto de alguém exibindo a carteira funcional demonstrando a importância ou autoridade somente para obter alguma vantagem. Gesto este longe de ser um comportamento correto e ético”. Jornalista Vismar Gomes – MTB 44015/SP.
    A prática de tal conduta se tornou tão corriqueira que muitas autoridades acreditam plenamente que estão agindo de forma legal. Contudo, tirar vantagem do seu cargo em situações como: festas, shows, rodeios, etc, é ou não é crime? Analisando o que diz a lei 8.112, art. 117, IX, é proibido se utilizar do cargo público em proveito pessoal ou de outro. No Código Penal, em seu artigo 316, do crime de concussão, reza que, exigir para si ou para outrem direta ou indiretamente, vantagem indevida em razão do cargo é crime . As queixas contra a prática da carteirada são registradas como abuso de autoridade. A pena prevista é de dois a oito anos de reclusão e multa. Para esclarecer de fato, o ato da carteirada é, além de ilegal, uma verdadeira prova de que para muitas autoridades falta boa educação. Portanto, em eventos particulares ou públicos em que se cobra ingresso, só deve entrar de graça aqueles que são devidamente credenciados e comprovadamente a serviço.
    Nesse diapasão, falar que é licito a um policial entrar em locais, onde se cobra ingresso de todos, de graça e ainda armado é um absurdo sem proporções!!
    Não se discute aqui a legalidade do porte de arma de policial em ambiente publico, que possui varias minucias e sim razoabilidade e proporcionalidade, quando estes profissionais estão fora de serviço e não agindo em razão da função, saem para se divertir em ambientes fechados, onde a presença de público é bastante elevada e preocupante, aliado muitas das vezes a um ambiente repleto de agentes em potencial estado de embriaguez ou sob o efeito de drogas ou medicamentos que provoquem alteração do desempenho intelectual ou motor.
    Com relação ao fato ocorrido na Andurah, também compactuo com a ideia que policiais teem direito a diversão, mas em um ambiente publico, onde não estão de serviço e vão “encher a cara” não deveriam estar armados! E muito menos agir como se de serviço estivessem. O correto seria, no caso de acharem terem sido lesados em seus direitos, chamar policiais que estivessem sóbrios e realmente a trabalho para solucionar o caso. A atitude deste detetive é descabida e desproporcional, um homem capacitado e treinado para defender a sociedade não pode agir de tal maneira, tem que ter a frieza e cautela em suas ações, como lhe deve ter sido ensinado na academia. Se bebida e volante não combinam, arma e “goró” também não!! Esse fato poderia ter sido muito mais grave, com pessoas feridas ou mortas, graças a esses policiais, que se acham o Rambo!! Tal conduta, sacar uma arma, em local publico aglomerado, é inadmissível a qualquer pessoa, quanto mais a um detetive treinado!
    Fica aqui registrada a minha admiração pelos seus textos, mas também a critica, quanto a imparcialidade da noticia e a veracidade das informações, que são características de um bom texto jornalistico, devendo – se evitar frases do tipo: ” Logo mais teremos as versões do POLICIAL AGREDIDO e do COMERCIANTE AGRESSOR”. Pois ainda tem muita água pra rolar por baixo da ponte e muita testemunha a ser ouvida, vez que até agora não existe sentença transitada em julgado.

    Abraços…

    Rodrigo

    • Ola Rodrigo, bom dia…
      Seu abalizado comentario é bastante pertinente, nos tres topicos: ‘carteirada’, episodio do “Chão Selvagem” e o mais latente, o do “Anduráh”.
      Os dois ultimos estão ainda sendo investigados, razão pela qual me abstenho de esmiuçar, por ora.
      Brevemente voltarei ao assunto para os esclarecimentos que o caso comporta.
      Abraços.

  18. O que o povo deve atentar que neste caso ambos tiveram suas parcelas de culpa, o policial por se portar de maneira desapropriada e o gerente a meu ver, muito mais gravimente em agredir um cliente que também era um policial e acima de tudo um cidadão! Faço-lhes uma pergunta: Suponhamos que o policial tivesse sem “ainda esclarecidos os motivos” como diz a materia, agredido o dono do estabelecimento com socos e chutes e os garçons, defendessem o dono, chamando até a PM e prendendo o policial?????? Tudo certo né??? O policial seria crucificado, ou não??? Estou falando besteira??? Independente da conduta do policial a violencia não se justifica em si mesma. Poderia ter apelado aos amigos do mesmo já que estava o policial alterado ou mesmo feito ligação para a PM ou para delegacia pedindo providências, a agressão não se justifica e de tal forma foi feito o prossedimento normal de prisão. Se foi feita rapida como muitos estavam questionando, como nem sempre se vê, é pq ali já haviam outros policiais presentes que a fizeram. Ele foi conduzido e deve responder pela agressão, assim como apurada a conduta do policial.
    Não podemos generalizar e nem dar ouvidos a muitos “vagabundos” ou ” filhos de papai maconheiros” que usam um blog demogrático que não restringe comentarios sejam eles de ambos os lados, para difamar toda uma corporação.
    O caso que o “Zé das coves” contou sobre a prisão dele por dois policias por exemplo, no dia estava presente e sabem o que ele tava discutindo com a segurança??? … QUERIA VOLTAR PARA A FESTA PQ ESTAVA USANDO COCAÍNA NO BANHEIRO E FOI PEGO!!! Dai diante da ação e desrespeito continuo com os seguranças os policias, que ali estavam na organização do evento por serem da faculdade de direito, foram acionados e agiram dentro da legalidade e fizeram o flagrante do “Zé das Coves” alias “ZÉ DA FARINHA” pelo artigo de uso, somente nada mais!!!
    Muitos aqui irão falar mal da polícia, mas vejo muitos poucos a elogiando quando fazem serviços como o do sequestro, como o caso do homicidio da Brita Sul, da cabeleireira ou mesmo recentemente feito inclusive pelos policiais citados, contra o golpe do “chupa cabra” no bando.
    Não generalizo e sei que todos seres humanos são passiveis de erro, inclusive um policial. Sei também que quando for eu ou alguém da minha família vítima irei contar com eles para me defender mesmo sabendo que são humanos como eu e podem errar, pois sem eles esse estado, o direito que tenho de estar bebendo em um bar de sair de minha casa não seriam garantidos, lembrem-se que eles querendo ou não mantém a ordem. Está ruim? Acabem com a policia e verão o quão são necessários em nossas vidas.
    Quanto ao “Lucas” esconde suas condutas atras de costas quentes, usando do poder de uma doze sobre uma duzia de advogados de merda que advogam em troca de uma conta no referido estabelecimento! Usa também de usa influencia para manter poder sobre funcionários e Ex-funcionários que o contrareie, inclusive tentando agir fora da lei para ganhar causas contra os mesmos na justiça, como por exemplo….”Dar um jeitinho para que o mesmo não aparece na audiência não é Sr. Lucas????
    No mais, deixo meu abre o olho população!!!

    • Olá, Dr. Ivanildo,
      Onde estavas tú, que demorou tanto para acender uma luz no fim do tunel dos “comentarios revanchistas” e tendenciosos?
      Salvo algumas poucas palavras, que não costumo usar em meus textos e algumas ricas informações que eu não conhecia, voce disse quase tudo que tenho a dizer!!!
      … Abalizado comentario, “Dr. Ivanildo Barbosa”. Voltaremos ao tema oportunamente!
      Abraços.

      • RIDICULO!!! POLICIAIS CORRUPTOS E AUTORITARIOS A POPULAÇÃO ESTA FARTA . FORA A IPOCRESIA E OS PANOS QUENTES FORA AOS POLICIAIS DESPREPARADOS A POPULAÇÃO NÃO PRECISA

  19. Já ouvi falar muita coisa desse Lucas ai mesmo… inclusive que usa farinha e paga pra espancar ex-funcionarios. Parabéns ao policial isso sim, que mesmo sendo agredido covardimente por ele, que estava sendo ajudado por varios garçons, mesmo com uma arma na cintura e como alguns dizem tonto, ainda não usou sua arma e deu um tiro nele, evitando coisas mais graves. Não sei se eu apanhando ma cara não daria um tiro nesse folgado!

  20. O acontecido no chão selvagem serve de grande balizador, para mostrar o resultado de uma arma nas mãos de um policial embriagado.

    Gostaria de saber sua opinião sobre esse fato Chips?

  21. Boa Tarde Chips.
    Gostaria de forma clara e talvez até longa expor o que realmente presenciei naquele local, e desde já ressalto que ambos estavam errados, tendo em vista que ao meu ver o DONO é o que mais se excedeu em seu erro. Mas aí vc me pergunta, porque vc diz isso? Porque na minha opinião tanto o POLICIAL quanto o DONO recebem para serem responsáveis pela segurança das pessoas, o POLICIAL de uma maneira mais ampla e complexa e o DONO por sua vez das pessoas que pagam para a estar em seu estabelecimento. E tanto um quanto o outro estavam completamente bebados . Isso mesmo Chips, pois até que o dono fosse cobrado pela inconviniencia do POLICIAL ao flertar com algumas garotas, o DONO estava o tempo todo bebendo, dançando e também rodeado de muitas mulheres, ao invés de estar atrás do balcão gerenciando o seu estabelecimento e seus muitos funcionários que também bebem nas mesas de seus clientes escondido ou talvez com o aval do DONO, não podemos saber ao certo.
    Enfim, quando o DONO também bebado resolveu retirar até então o cliente que estava incomodando as mulheres, que ao meu ver estavam como dizem por aí na pista, e com suas roupas coladas e minusculas dançando e atraindo para si muitos homens, foi comunicado por um dos homens da mesa de que ele podia ficar tranquilo que eles iam retirar o amigo inconviniente. Momento este que o DONO disse que não, ali era estabelecimento dele, e que ele é quem determinava as coisas por aí. Ai então foi lhe dito por terceiros que se tratava de policial, ele então estufou seu peito e disse que iria retirá-lo sim , pois não temia policia já que era PARENTE DE UM CORONEL DA POLICIA MILITAR o qual não consegui ouvir no nome, tendo em vista que em questão de segundo ele chamou seus garçons e avançou com socos e chutes em cima do policial. Que nem teve tempo de reagir e/ou se defender. Posso te garantir Chips que quando o DONO viu sangue no rosto do rapaz ele parou de bater e foi saindo momento este que lhe foi dado voz de prisão e de maneira até engraçada para nós expectadores o tão valentão saiu correndo gritando que iria chamar seu parente CORONEL DA POLICIA MILITAR. Foi quando vi policiais civis chamando reforço da policia militar e civil, que em seguida apareceram por lá. E apesar da insitencia do DONO de que iria somente com seu parente CORONEL e/ou com a POLICIA MILITAR, saiu algemado pela policia civil e encaminhado para a delegacia.
    Posso te dizer com total clareza e responsabilidade que não vi em momento algum armas serem mostradas, e/ou abuso por parte de policiais.
    Por este motivo te disse que assim como o policial tem que ter postura adequada para evitar problemas posteriores, também deveria fazer o mesmo um dono de estabelecimento que ao meu ver estava tudo errado e caberia não somente uma justa apuração do fato, como também mais ficalização de órgão como CONSELHO TUTELAR, JUIZADO DE MENORES E POLICIA MILITAR E CIVIL, pois o que vi foi menores bebendo, mulheres se oferecendo e muitaaaaaa gente embriagada saindo dirigindo. Além de crianças esperando nas mesas seus pais encherem a cara para irem embora. Já que o que tanto agrada a todos e lota a casa é a musica ao vivo e a cerveja a preço de banana, LAMENTAVEL, MUITOOOO LAMENTAVEL.
    No tocante aos comentarios acima citados, muitos nem gostaria de mencionar pois vemos o quanto é claro o desabafo e revolta de pessoas que vivem a margem da lei e não suportam não somente a policia, mas também professores, juizes, qualquer pessoa que venha lhe impor regras e limites para viver em sociedade de forma correta e legal.
    Mas gostaria de comentar sobre a tal citada CARTEIRADA, que sem sombras de duvidas é algo vergonhoso e sem qualquer explicação cabivel em casas noturnas, shows e etc… Mas gostaria de ressaltar que cansei de ver e saber que muitas das vezes os proprios donos destas festas, casas noturnas e etc são quem oferecem aos policiais entranda franca e lhe dão toda a comodidade necessária, só para depois achar assim como o DONO DO ANDURAH que terá costas quentes após um ato ilicito ou arbitrário, já que este nobre CORONEL DA POLICIA MILITAR foi tão citado aos berros naquele local atoa.
    Como também já vi policiais pagarem pela sua diversão e os donos quando diante de algum problema não chamam o 190 não e nem usam de seus fortes e remunerados seguranças, pedem para os policiais dar um apoio, e claro que eles iram ajudar mesmo sabendo que em algumas vezes não estão em condição, mas se assim não o fizer podem responder pelo crime de prevaricação. E isso também é muito comum em diversos locais de nossa cidade e de nosso pais, pois por mais que vejamos erros em nossa policia, sempre será ela a quem iremos recorrer e ter como parceira na busca pela justiça e ordem publica .
    Por isso espero que tudo se resolva de forma justa como tenho certeza que será e que tanto o POLICIAL, quanto o DONO reflitam sobre seus exageros e foquem mais em seus trabalhos como um bem a sociedade e não somente uma renda a mais no fim do mes, pois nós que pagamos para estar ali fomos desrespeitados por todos eles.
    Obrigado

  22. Vamos aos fatos que não sairam na emprensa pq merda eles publicam mesmo! 1- O rapaz baleado, já tinha sido tirado da boate por brigar la dentro com outras pessoas. 2- Mesmo apos os seguranças falarem por diversas vezes para ele ir embora, ele foi ate o carro alegando que ia pegar uma arma e voltou com outra camisa (obs: mostrando suas más intenções e com um volume sob ela. 3 – os seguranças se desesperaram e chmaram por quem? pelo batman? Não pelo policia que tava de folga que nao serve pra nada agora, mais que quando o bicho pega é lembrado. 4- O policial atendeu de pronto o chamado até pq se nao for responde por prevaricação. 5- Chegando la fora perguntou quem estaria armado e antes mesmo que fosse respondido recebeu duas coronhadas de objeto nao sabendo se era uma arma que fez um corte de mais 10 cm e temendo por sua vida e ja atordoado efetuou um disparo, que infelizmente acertou a cabeça do agressor. 6- Prestou atendimento imediato a vitima o que possibilitou a mesma sobreviver! Agora deixo algumas perguntas? Como o policia pode se defender e exercer seu poder de policia, sob pena de se nao o fizer reaponder por prevaricação, sem sua arma (obs: estando ele de trabalho ou nao, na festa ou nao)?????? Como seria se o cara estivesse armado e mesmo o policial sendo acionado nao fosse e o sujeito matasse alguem la na porta???? como seria se ele nao tivesse atirado e o rapaz vendo que ele estava armado tomasse sua arma com ele ja atordoado pelas porradas e matasse o policial???? Que medida os seguranças podem tomar contra um cara armado, pronto para fazer merda em um lugar aonde a policia de serviço mais proxima demoraria no minimo 30 min pra chegar, a não ser pedir socorro ao policial que ali estava presente??? Só mais uma… vc no lugar do policial largaria sua festa, sua diversão, sua namorada para atender um chamado de alguns segiranças sem ganhar nada, correndo o risco de morrer e na melhor das hipoteses ser massacrado como esse policial esta sendo agora? Se sim vc é um heroi e não um ‘ANONIMO’ Sem mais.

  23. O policial como qualquer outro cidadão tem o direito de sair, beber, e também de agir como policial se necessário não se julga o livro pela capa, e o policial civil errou, deveria-se então o dono do estabelecimento comercial procurar tirá-lo de outra forma que não trouxesse chamariz negativo a sua “casa”, deveria-se ter feito com a amior sutileza possível a fim de que ouro clientes nem percebessem o que estava acontecer. Isso sim é profissionalismo. Ou então o profissionalismo do policial que mesmo sendo agredido por mais de uma pessoa não precipitou em desferri tiros para inibir a ação lamentável de um proprietário comercial do ramo gastronômic, ou de qualquer outro ramo também. Já as acusações infundadas a respeito das Polícias, não procedentes de uma fonte confiável , mas sim de mentes mesquinhas e maquiavélicas que deturpam o sistema a favor de seus prórpios interesses ou de outrem. Como aprendi nos velhos moldes de Justiça: Balcão de boteco são vários, já o de delegacia é uma só… A esses que denigrem a imagem da Polícia: quando forem roubados, furtados, extorquidos, lesados, ou mesmo apenas perderem a identidade, favor procurar gerente do Andurah Chopperia, ele sim é o cara. No mais apenas digo ações como essa do Senhor Lucas são condenáveis.

    • Em Pouso Alegre e outras cidades vizinhas, tem um bando de maconheiro safado que se acham ‘donos da lei’.
      Este lucas é um playboyzinho metido a besta.
      Quando precisar da policia chame o Batman!

      • “””Mas quando encontro com gente da sua laia, você chama a mamãe ! “”
        SE VC SOUBESSE MINHA PROFISSAO SABERIA QUE QUEM COSTUMA IMPLORAR E CHORAR DE MEDO , E PEDIR PELA MAE NAO SOU EU !!!

  24. ESSA MATÉRIA NÃO DEVERIA CHAMAR “DETETIVE AGREDIDO NO ANDURAH” E TAMBÉM NEM “MENINOS QUE VI CRESCER” O NOME DELA DEVERIA SER “AMIGOS QUE VI EXAGERAR” É RIDUCULO VOCÊ TENTAR ABAFAR O CASO , LEIA A OPINIÃO DA PAPULAÇÃO E TODOS QUE ESTAVAM LA

  25. ABAIXO A IPOCRESIA, VAMOS TODOS GALERA NOS UNIR E ACABAR COM A POLICIA CORRUPTA E AUTORITÁRIA NÃO PRECISAMOS DE BEBADOS ARMADOS EM BARES E SIM PESSOAS PREPARADAS QUE PROTEGEM A POPULAÇÃO!!! POLICIA QUE SE PRESE NÃO FICA EM BARES E BOATES BEBENDO AMEAÇANDO PESSOAS COM ARMAS E TAL!!! CORREGEDORIA ESTÁ EM POUSO ALEGRE VAMOS TODOS NOS UNIR E PROTESTAR. VOTEM TODOS NA PAGINA DO FACE A OPINIÃO DA POPULAÇÃO É O QUE VALE NÃO A DE MEIA DUZIA DE POLICIAIS CIVIS QUE ESTÃO TENTANDO ABAFAR O CASO,

    • Aproveitemos também a ocasião e vamos lutar contra pais bêbados que levam seus filhos a bares e saem dirigindo, lutar contra os playboys e patys que financiam o tráfico, lutar a favor do direito de ir e vir cidadão frequentar onde e quando quiser independente de sua profissão, porque defender um pobre e sofrido empresário é fácil, difícil mesmo e ser a favor da verdade e sensatez.

    • QUANTO A “HIPOCRISIA”, DEVEMOS LUTAR CONTRA SIM, PRINCIPALMENTE DAS PESSOAS QUE SE JULGAM DONAS DA VERDADE E SÓ ENXERGAM O QUE LHES CONVÉM E QUANTO A POLICIA VAMOS AGUARDAR A CHEGADA DA LIGA DA JUSTIÇA, BATMAN, SUPER HOMEM, MULHER MARAVILHA ETC… E QUEM SABE O QUARTETO FANTÁSTICO

      • Bom dia a todos . Acredite ja estamos em ação .com Deus não se brica , não cometão injustiça a ninguem pois dianti dos olhos De Deus nada passa , sejão umildi de coração e terás páz

    • Pelo jeito voce e seus amigos querem mesmo acabar com policiais nos eventos da cidade, desta forma fica livre para vocês utilizarem drogas. Não é isso? Quem não gosta de policia é bandido. O cidadão de bem sente-se a vontade e seguro com a presença da policia.

      • É verdade Paulo… Até o dia que a casa cair para você… Você que financia essa p….. Toda ! Playboyzinho safado. Por causa sua tem muita criança cainda nessa mer…… Familias sendo destruídas por causa de você. Você que coloca a arma na mão de bandido para matar trabalhadores.
        Mas quando encontro com gente da sua laia, você chama a mamãe ! Covarde que vive atrás de amiguinhos da sua laia.

        Desculpe Blogueiro Airton, mas não suporto maconheiro playboy.

  26. O TRISTE FIM DO DROGADO PLAYBOY
    -> o drogado usa “farinha” e “chá”..e diz que “ninguem tem nada com isso” (apesar de ser crime)
    -> o drogado se acha fodão(normalmente cheio de fundamentos e ideologias)
    -> a mãe do drogado é assaltada, leva uma coronhada de um “nóia”
    -> o drogado quem contribuiu para o nóia roubar pra comprar “pedra”
    -> o drogado quer justiça por que sua mamãe foi assaltada, mas a justiça dificilmente será feita, porque a OFERTA de bandidos financiados pelas drogas do drogado é maior que a DEMANDA que a polícia, o judiciário e o prisional podem suportar.
    -> o fica inconformado com sua mãe ter sido agredida.
    -> o drogado sai, vai pra “balada” e compra mais farinha pra curtir.
    -> o “vagabundo” que vendeu a droga pro “playboy” , usa armas de fogo compradas com o dinheiro do “playboy” e pratica assaltos para “complementar a renda”
    -> o traficante assalta a irmãzinha do playboy
    -> AGORA SIM! DA PRA TER CERTEZA DA CONCLUSÃO DE QUE A POLÍCIA E A SOCIEDADE NÃO PRESTAM NÉ PLAYBOY ?! ELES SÃO TODOS UNS MERDAS….
    -> CERTINHO TÁ VOCÊ MEU CARO!

    dica: reflita!

    • REFLETI !!!
      meu cigarro de maconha n eh o culpado !
      ou a sua garrafa de pinga legalizada e comprada sem imposto do ze de santana tem culpa ???

      n adianta por a culpa no usuario social ! sei e o Tropa de Elite te convenceu, mas tem mto mais por tras de uma crianca viciada em crack que destruiu uma familia … n venha dizer q foi um cigarro de maconha ou o po royal vendido livremente na Oscar !!!

      • Usuario Social ? Vc deve ta de brincadeira né meu amigo. Daqui a pouco teremos bandido social. Isso ta me cheirando a coisa de governo. Daki a pouco vao querer criar o Bolsa maconha. Me faça um favor !!!!!!!! Ainda temos que escutar um negocio desees. Desculpe Chips , mas , PQP.

  27. E a polícia vê tudo isso acontecendo e não faz nada. Qualquer cidadão de bem, que mora nas periferias de Pouso Alegre sabe quem é traficante, onde mora, assim como a polícia, que nada faz.

    Se quiser posso listar aqui o nome e endereço de uns 2 traficantes que comercializam abertamente em meu bairro, como já fiz através de denuncias ao 190.

    E do que adiantou? NADA. O arrego deve realmente ser muito melhor que o salário que eles recebem.

  28. Civil de Pouso Alegre passa um pano pros playboy do andurah que usa Farinha do Maradona ea Verdinha do Bob…. tem q toma uns tapa msm p/ ver se vira homem.

  29. é anonimo, listar é fácil, difícil é você testemunhar e assinar embaixo, a denúncia ajuda, mais nenhum juiz de direito em sâ conciência vai condenar ninguém por tráfico baseado apenas em denuncia ANÔNIMA, e, infelizmente, os “PATRÕES DO TRÁFICO” não guardam provas consigo, e sem materialidade meu caro, fica difícil; a polícia trabalha anti o crime sim, só que ninguém vê, haja vista quando estão trabalhando a maioria de nós ainda estamos dormindo, agora, antes de formar suas opiniões, anonimo, procure deixar de lado sua revolta, porque não é da polícia a culpa das coisas estarem como estão, mais sim dos legisladores que não fazem leis mais rigorosas.

  30. Filmei um PM uniformizado e com viatura bebendo cerveja em um bar. Podia ter publicado nas redes sociais, como ainda posso, mas não o fiz, em respeito aos poucos bons policiais.

    Mande em DVD o vídeo para o Major Robson a mais de 6 meses atrás.

    O que aconteceu? NADA!

    • Na vila Militar tem um PM ambiental que pelo que sei, após apreender carnes de animais silvestres e peixes.. Vende no bairro. O dificil é fazer o flagrante neste corupto, mas um dia a casa caí.

      • Pelo que sei é meio contraditório heim. Tem que certeza nestas coisas. Sou totalmente contra se isto é feito. Mas pelo que sei também estamos acabando com a natureza. Eu digo que não, mas pelo que sei vc tb está acabando. Será. Pelo que sei muitos que vão preso são inocentes, sera que são. Pelo que sei os julgados no caso do mensalão disseram ser inocentes, será que são. Pelo que sei os Nardoni disseram ser inocentes, será que são. Pelo que sei muitas coisas acontecem, mas será que acontecem. Pelo que sei não sei não heim.

  31. É lamentavel mais um caso de policial bebado manchando nossa sociedade ,graças a Deus não foi disparado nem um tiro em legitima defeza .na minha opinião esses Policiais civis precisa ter uma melhor diciprina com Dr. Altair abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *